Datena com 17% em pesquisa surpreende aliados, e PSDB comemora

O resultado do apresentador José Luiz Datena (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, na pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27), surpreendeu aliados do partido.

O que aconteceu

Surpresa é atribuída ao fato de o apresentador não ter iniciado agenda nas ruas. "Começamos a mexer nas redes sociais do Datena na semana passada, então surpreende alguns integrantes do partido", afirmou o presidente do PSDB em São Paulo, José Aníbal, ao UOL.

Pré-campanha acredita que tendência é aumentar intenção de votos. Aníbal diz que eleitor não sabe ainda que Datena é pré-candidato. "Isso vai mudar nas próximas semanas, mas já estamos muito felizes e agradecidos com esse resultado", afirma.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, também comemorou os 17% das intenções de voto. "Estamos dentro do jogo, vamos debater e mostrar o plano de governo para o eleitor", afirmou.

Tucanos afirmam à reportagem que o levantamento reforça a possibilidade de Datena não desistir da disputa. Esta é a quinta vez que o apresentador diz que disputará as eleições — nas outras quatro, ele desistiu antes do início da campanha oficial.

Nunes, Boulos e Datena aparecem tecnicamente empatados na Quaest. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), apareceu com 22%, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) com 21% — a margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

Apresentador afirmou que o resultado da pesquisa "só aumentou a vontade de ser prefeito". Datena tem até o dia 30 de junho para deixar seu programa na Band, segundo as regras eleitorais. Seu nome também precisa ser homologado na convenção partidária. Ele deve sair de férias da emissora até sábado (29).

A cidade está uma buraqueira só e essa coisa de 'maior programa de recapeamento da história' é uma palhaçada porque deixaram chegar a esse ponto. Até agora foi só literalmente no nosso. Vai acabar isso. Eu quero ser prefeito para acabar com essa bandalheira. E a população, pelo jeito, também quer. Não tem volta atrás, não tem recuo. Acabou para eles.
Datena, pré-candidato à prefeitura, em áudio enviado pela pré-campanha

Rejeição é alta

Rejeição de Datena, ou seja, o percentual de entrevistados que o conhecem, mas não votariam nele, ficou em 51%. É a pior entre os pré-candidatos citados na pesquisa — Boulos marcou 41%, seguido de Nunes com 38%.

Continua após a publicidade

Aliados afirmam que a rejeição se dá pela falta de confiança do eleitor de que ele será, de fato, candidato. A deputada Tabata Amaral (PSB) tenta negociar Datena como seu vice.

Entre quem ganha até dois salários mínimos, Datena aparece na liderança com 26% dos votos. Neste segmento, Nunes tem 18% e Boulos, 13%.

Sem Datena e o empresário Pablo Marçal (PRTB) na corrida, Nunes é o principal beneficiado, que salta para 30% dos votos. Nesse caso, Boulos aparece com 25%, variação dentro da margem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes