Topo

Esse conteúdo é antigo

Geada no Sudeste e menos de 0ºC no Sul; o que esperar de nova frente fria

Geada poderá ser sentida no Sul e Sudeste, segundo InMet - iStock
Geada poderá ser sentida no Sul e Sudeste, segundo InMet Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 04h00

Uma nova frente fria se aproxima do Brasil e é aguardada para mexer com o tempo a partir de sexta-feira (10) e no fim de semana, derrubando temperaturas em cidades do Sul e do Sudeste do país. Segundo o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia), a massa de ar, de origem polar, pode provocar mínimas abaixo de 0ºC em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em São Paulo, há chance de geada.

A mudança no tempo começa a ser sentida com mais força a partir de sábado (11). Em São Joaquim (SC), a temperatura mínima no sábado pode ser de -5ºC. Em Cambará do Sul (RS) a expectativa é que a mínima chegue a -3ºC e, em Gramado, -1ºC.

Em Porto Alegre, a mínima despenca para 4ºC e a máxima fica em torno dos 12ºC. No domingo (12), a mínima é de 6ºC e a máxima é de 11ºC, com o céu nublado.

Curitiba também deve enfrentar baixas temperaturas no fim de semana em decorrência da frente fria. No sábado a mínima é de 5ºC e no domingo de 3ºC. As máximas para o fim de semana não devem passar dos 16ºC.

Em Florianópolis, a mínima para o sábado é de 7ºC e no domingo de 4ºC.

De acordo com o InMet, há chance de geada no Sul e em áreas de São Paulo, já que o frio avança para o Sudeste, ainda que com menos intensidade. O estado do Mato Grosso do Sul também poderá registrar o fenômeno.

Na capital paulista, o fim de semana será marcado por uma temperatura mínima de 11ºC e tempo nublado. A máxima deve ser de 16ºC para ambos os dias. No Rio de Janeiro, a mínima será de 16ºC no sábado, mas já no domingo a temperatura volta a subir com mínima de 20ºC. As temperaturas máximas para a capital carioca são de 22ºC e 21º no sábado e domingo, respectivamente.

As capitais mineira e capixaba não devem sentir tantas mudanças bruscas. A temperatura mínima em Belo Horizonte ficará entre 13ºC e 16º durante esta e a próxima semana e as máximas entre 19ºC e 26ºC. Em Vitória as mínimas oscilam entre 17ºC e 20ºC e as máximas entre 22ºC e 25ºC.