Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria chega ao Sul; o que esperar da 'volta' do inverno

Fim do bloqueio atmosférico deve trazer onda de frio e melhora na qualidade do ar do sul e sudeste e em pontos do centro-oeste do país - Arquivo/Agência Brasil
Fim do bloqueio atmosférico deve trazer onda de frio e melhora na qualidade do ar do sul e sudeste e em pontos do centro-oeste do país Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

12/07/2022 04h00Atualizada em 12/07/2022 10h03

Após dias de calor atípicos para a temporada no Sul e Sudeste do Brasil, o frio deve voltar à parte de baixo do país, começando pelo estado do Rio Grande do Sul hoje. De acordo com o MetSul, a passagem de uma frente fria pelo território gaúcho trará nebulosidade e queda de temperaturas, que evoluirão para chuvas e temporais isolados entre hoje e amanhã na região da Serra e na Grande Porto Alegre.

Ontem o interior do Rio Grande do Sul já registrou chuvas fortes, granizo e muitos ventos, de até 137 km/h, segundo o MetSul.

Na região oeste do estado, vendavais e queda de granizo podem ser registrados na tarde de hoje, quando a expectativa na capital gaúcha é de que os termômetros batam máxima de 23ºC e mínima de 9ºC.

Amanhã (13), as temperaturas devem variar entre 8ºC e 18ºC, com ventos de até 20 km/h e 20,4 milímetros de precipitações esperadas para a capital gaúcha.

A massa de ar polar deve trazer também geadas para partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com previsão de mínimas entre 3ºC e 6ºC no centro dos estados para amanhã e quinta-feira.

Com o rompimento do bloqueio atmosférico que trouxe ar seco para o Brasil nos últimos dias, as regiões Sudeste e Centro-oeste também devem registrar a volta do frio. Hoje, na divisa entre São Paulo e Paraná, na região do Vale do Ribeira (SP) e no litoral sul de SP, o aumento da nebulosidade deve ser registrado. Chuva fraca também pode atingir as regiões.

Na capital paulista, o calor intenso deve dar lugar a rajadas de vento de até 60 km/h hoje. Amanhã, o dia deve começar com céu encoberto e chuviscos em toda a Região Metropolitana, com temperaturas caindo abruptamente no meio do dia.

Segundo o Climatempo, enquanto a máxima para hoje deve ser de 28ºC e a mínima de 15ºC, os termômetros amanhã não devem ultrapassar os 19ºC, com mínima de 14ºC na capital paulista. As mínimas devem se manter em torno dos 15ºC, mas o calor volta, com máximas em 29ºC até o fim de semana, quando outra queda abrupta de temperatura deve ser registrada no domingo (17). A máxima no dia deve ser de 17ºC e a mínima de 10ºC.

O frio também deve atingir o Paraná, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em Curitiba, a mínima hoje deve ser de 11ºC e amanhã os termômetros devem variar entre 9ºC e 13ºC. Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 14ºC e 30ºC amanhã.

No Rio de Janeiro, que hoje registra grande amplitude térmica, com mínima de 14ºC e máxima de 32ºC, o tempo deve ficar nublado e ameno amanhã, com termômetros entre 16ºC e 25ºC.

A umidade deve aumentar ao longo da semana em todas as regiões atingidas pela frente fria, com a melhoria na qualidade do ar após o tempo seco.