RJ: Lapa tem tiroteio e comércio fechado após operação policial com 1 morto
A região do Largo da Lapa, no Rio de Janeiro, foi bloqueada por mais de uma hora na noite de hoje durante operação da Polícia Civil que terminou com um homem morto e motivou protestos na região. Registros de tiros, barricadas com material queimado e comércio fechado foram divulgados nas redes sociais em alerta para que a região turística fosse evitada pela população em geral.
De acordo com a PCERJ, o homem morto, identificado como Emanuel Ramos de Oliveira, tem 20 anos e foi alvejado durante uma diligência de policiais da 5ª DP. Segundo a corporação, o rapaz tinha 15 anotações criminais, a maioria por roubo e tráfico de drogas.
Pelas redes sociais, testemunhas afirmaram que, durante a operação, a vítima teria sido alvejada após ser algemada. A corporação ainda não se manifestou sobre a informação.
Segundo o relato oficial, o tiroteio teve início quando dois homens, entre eles Emanuel, teriam sido avistados supostamente vendendo drogas na Rua Joaquim e acabaram flagrados por policiais.
"Ao notarem a aproximação da equipe, os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo. Os disparos quase acertaram um dos policiais, que se jogou ao chão para não ser atingido", afirma nota oficial da polícia. A pessoa que estaria com o jovem fugiu e Emanuel, ainda de acordo com a polícia, foi encontrado com drogas e um simulacro de arma de fogo.
A Polícia Militar também foi chamada para dispersar os protestos e precisou usar bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. A perícia da Polícia Civil foi ao local, mas o corpo do jovem havia sido levado pela própria família a um hospital. Vários populares gritaram que se tratava de crime de racismo.
De acordo com a plataforma Fogo Cruzado, tiros foram registrados às 18h55 nas proximidades da avenida Mem de Sá, nas imediações dos Arcos da Lapa. O comércio foi fechado na região e o tráfego de carros de passeio e ônibus foi interrompido.
"Segunda-feira, final do expediente e a Lapa sitiada. Resultado da revolta da população por mais um jovem negro morto pela polícia", afirmou a deputada estadual Mônica Francisco (Psol).
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, todos os acessos para a região do Largo da Lapa, ponto turístico da região, foram fechados no fim da tarde. Desvios foram montados na rua do Riachuelo e na rua Teixeira de Freitas. Pouco após as 20h, os acessos foram liberados no local.
O UOL ainda não localizou familiares de Emanuel Oliveira até o momento.
*Com Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.