Topo

Esse conteúdo é antigo

SP terá dias quentes, enquanto frio só dá as caras no Sul; veja previsão

Por enquanto o frio só dá as caras no Sul - mas ameniza no decorrer da semana - Arquivo/Agência Brasil
Por enquanto o frio só dá as caras no Sul - mas ameniza no decorrer da semana Imagem: Arquivo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

18/07/2022 04h00Atualizada em 18/07/2022 09h15

Apesar de uma segunda-feira com tempo ameno, São Paulo terá uma semana de calor pouco intenso e ar seco, segundo o Climatempo e o Inmet. O inverno dá as caras no Sul neste começo de semana, com mínimas inferiores a 10ºC, enquanto o Nordeste segue sob risco de chuvas intensas.

Na capital paulista, a previsão aponta que hoje o tempo fica um pouco mais frio, sem passar dos 22ºC. A manhã é mais nublada, com possibilidade de garoa mas, segundo o Climatempo, a tarde será mais aberta.

No restante dos dias, as mínimas variam entre 13ºC e 18ºC e as máximas ficam perto dos 26ºC a semana toda. Outras capitais da região Sudeste não terão acumulados de chuva, de acordo com o Inmet. Apenas Vitória terá chuva de quinta (21) e sexta-feira (22), com mínimas que variam de 16ºC a 21ºC e máximas entre 23ºC e 28ºC.

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte também não há previsão de chuva. Na capital carioca, a semana começa com possibilidade de garoa e mínima de 16ºC e máxima de 26ºC. A partir de amanhã, a mínima permanece a mesma e continua variando até 21ºC na sexta-feira, com máximas de até 27ºC.

Na capital mineira, a semana começa com temperaturas mínimas de 15ºC e máxima de 27ºC, o que se mantém constante nos próximos dias, segundo o Climatempo.

Veja a previsão do tempo em sua cidade

A região Centro-Oeste seguirá a tendência do Sudeste e não terá chuvas, informou o Inmet. Em Brasília e Goiânia, as temperaturas são quase as mesmas. Hoje a capital goiana registra máxima de 31ºC, que também é a temperatura mais elevada da semana junto com quarta-feira (20), enquanto a capital federal tem mínima de 14ºC e máxima de 27ºC. No restante da semana, as mínimas em Brasília ficam em 12ºC e as máximas ficam em 26ºC; já as mínimas em Goiânia ficam em 15ºC.

Em Cuiabá, as temperaturas ficam elevadas, de acordo com o Climatempo. As mínimas ficam em 18ºC e as máximas em 35ºC. Já em Campo Grande, a semana terá mínimas de 17ºC a 20ºC e máximas de 31ºC.

Pontos de chuva no Sul e Norte

Para a região Norte, o boletim do Inmet aponta acumulados de chuva de até 100 mm em Roraima, norte do Pará, noroeste do Amazonas e extremo leste do Amapá. Nos demais estados, os acumulados de chuva previstos não devem ultrapassar os 50 mm.

Com exceção de Palmas e Porto Velho, todas as capitais do Norte começam a semana com chuva, mas o tempo chuvoso dá uma trégua a partir de quarta e segue assim até sexta-feira, segundo o Climatempo. As capitais não terão máximas abaixo de 30ºC, com temperaturas variando até os 33ºC, apenas Macapá terá máximas até 29ºC durante a semana. Belém, Boa Vista e Macapá terão chuvas a semana inteira.

Na Região Sul, os acumulados de chuva previstos ficam abaixo de 10 mm, informou o Inmet. Porto Alegre começa a semana com pancadas de chuva, enquanto Florianópolis e Curitiba terão chuvas diárias até quinta-feira.

Na capital gaúcha, há previsão de chuva a partir de quarta-feira. A semana começa com mínima sai 6ºC e vai a 13ºC amanhã; as máximas ficam em 17ºC, seguindo assim até quarta-feira. Na quinta-feira, há uma leve alteração nos termômetros, a máxima sobe para 19ºC e vai a 22ºC na sexta-feira, com mínimas variando entre 13ºC e 16ºC.

Na capital paranaense, a semana começa com mínima de 9ºC e máxima de 16ºC, com uma mudança de temperatura para amanhã, quando a mínima vai a 11ºC e a máxima vai a 18ºC. No restante da semana, o tempo segue estável, com mínimas variando entre 12ºC e 17ºC e máximas ficando entre 20ºC e 25ºC.

Em Florianópolis, de hoje a quinta-feira as temperaturas variam entre mínimas de 14ºC a 17ºC e máximas de 18ºC a 24ºC. Já na sexta-feira se espera 29ºC de máxima, segundo o Climatempo.

Mais uma semana de chuvas no Nordeste

O Inmet estima até 100 mm na região Nordeste, principalmente na costa leste. Na parte norte da região, as chuvas devem ficar em até 50 mm.

Em Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal, o Climatempo aponta chuvas diárias para esta semana. Essas capitais terão mínimas que variam de 20ºC a 25ºC e máximas que podem chegar aos 29ºC. Seguindo o caminho inverso, Teresina não terá chuvas e as mínimas ficam em 19ºC e o calor pode ser intenso, chegando a 35ºC.