Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia jubarte 'persegue' barco e põe pescadores em pânico: 'Vai dar ruim'

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 14h27Atualizada em 20/07/2022 14h34

Um vídeo em que pescadores mostram medo após serem "perseguidos" por uma baleia jubarte em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, fez sucesso nas redes sociais. Apesar do tamanho do animal, o ambientalista Enrico Marcovaldi, um dos fundadores do Projeto Baleia Jubarte, contou ao UOL que ela claramente não queria atacar a embarcação.

Na gravação, os pescadores entram em pânico ao avistarem a baleia perto do barco.

"Ô Jesus! Olha aqui, do lado da gente. Acelera aí que se não vai dar ruim. Só Jesus mesmo, meu pai amado. Negócio tá feio, tá atacando a gente. Ela voltou pra atacar a gente, tá vendo? Já tomei dois remédios pra pressão cedo. Tá querendo atacar a gente. Deu outra porrada no barco de novo".

O pescador, que não é possível identificar pelo vídeo, chega a dizer que o barco quase foi para "o fundo" do mar:

"Só Deus mesmo. Tá vendo? Tá acompanhando a gente. Tivemos que largar o aparelho de novo. Fez a gente andar quase dez milhas, tá complicado trabalhar. Quase botou nós no fundo. Complicado mesmo. Só Jesus. Aqui ela aqui, ó. Quase botou a gente no fundo. Tá doido".

Marcovaldi explicou que, pela falta de informação, o homem supôs que seria atacado pelo animal. "A baleia nitidamente está acompanhando o barco e em nenhum momento se vê algum tipo de ataque. Ela está seguindo a embarcação e, pelo que deu para ver ali, é provavelmente um pouco mais jovem e essas são mais curiosas".

Ele também falou que o barco não "escaparia" se a jubarte fosse agressiva. "Engraçado que ele fala: 'Acelera se não vai atacar a gente'. A embarcação tem, no máximo, oito nós de velocidade, correspondendo a 15 km/h. Essa baleia pode chegar a 15 nós, que fica em torno de 25 km/h. Facilmente ela chegaria lá para atacar o barco. Esse vídeo só faz prejudicar a imagem das jubartes como agressivas, mas são dóceis".

O ambientalista afirmou que a prova disso é que não há relatos contínuos de agressividade desse bicho. "Se realmente fosse agressiva, haveria inúmeros relatos no Brasil e no mundo de ataque a pessoas. Se a jubarte ou as grandes baleias fossem agressivas, o homem já tinha extinguido elas. Imagine um animal de 15 metros sendo agressivo? Sobrariam pouquíssimos barcos por ai".

Mesmo assim, é necessário tomar cuidado com essas baleias pois, ainda sim, são animais selvagens. "Têm que tomar muitas precauções, há normas para turismo e aproximação de baleias de como proceder em relação à observação por parte dos turistas".

Auto: