Topo

Esse conteúdo é antigo

'Mulher preta no lugar de Giovanna Ewbank seria presa', diz educadora

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/08/2022 15h12

A educadora e consultora antirracista Tatiane Santos participou hoje do UOL News e falou sobre a atitude que a atriz Giovanna Ewbank teve ao ver uma mulher branca proferindo frases racistas contra seus filhos Titi e Bless. Ewbank xingou e deu tapas na mulher racista e, para Tatiane Santos, uma mulher preta teria sido presa se tivesse a mesma reação da atriz.

"Giovanna usou o privilégio dela, mas se fosse uma mulher preta no lugar dela, com certeza essa mulher preta seria presa, porque quando a mulher preta grita e quando fala sobre racismo, normalmente as pessoas falam que é mimimi, que ela está falando demais, que ela é louca ou que tudo é racismo. Quando os brancos falam, as pessoas ouvem", disse durante participação no UOL News.

A consultora antirracista também fez questão de elogiar a atitude da atriz. "Giovanna sabe muito bem esse lugar dela, sabe o lugar de privilégio e sabe o que precisa fazer para combater [o racismo], assim como ela fez quando xingou e brigou".

Ainda durante a entrevista, Tatiane Santos também fez questão de destacar que coisas assim, infelizmente, fazem parte do dia a dia de pessoas e mães pretas. "É o que qualquer mãe preta gostaria de fazer nos lugares, porque todos os dias passamos por racismo, velado ou não, nas entrelinhas ou não, mas infelizmente todos os dias muitas mães pretas passam por essa situação".

Por fim, ela também destacou que a impunidade em casos de racismo acaba encorajando pessoas a serem abertamente racistas, e que isso acaba impactando diretamente na autoestima das pessoas pretas que são violentadas.

"Pessoas falam abertamente sem vergonha nenhuma porque chegam em uma delegacia e ou é injúria racial, ou então falam que nada aconteceu. Pedem desculpas, pedem uma fiança e pronto. Então enquanto isso for minimizado, vamos continuar nessa luta. A luta mais forte ainda é das mães com seus filhos, levantando sua autoestima e os deixando fortes para todos os episódios que irão acontecer", finalizou.

Veja a cobertura completa sobre o caso e notícias do dia no UOL News: