Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 4 anos apaixonada por insetos e fã de barata vira xodó nas redes

Carol normalmente utiliza o cordão de girassol, para simbolizar que ela tem uma deficiência invisível: o autismo - Acervo Pessoal
Carol normalmente utiliza o cordão de girassol, para simbolizar que ela tem uma deficiência invisível: o autismo Imagem: Acervo Pessoal

Marcela Schiavon

Colaboração para o UOL, de Santo André (SP)

02/08/2022 04h00

Uma menina de apenas 4 anos vem causando emoções de vários tipos nas redes sociais por sua clara paixão por insetos — em especial, por baratas. O vídeo do encantamento da criança durante a visita ao museu Planeta Inseto, em São Paulo, que inclui o momento em que a garota põe na mão uma grande barata e a chama de "linda", sorrindo, já foi visto quase 1 milhão de vezes.

Carolina Oliveira de Moraes é filha única, vive em Belém (PA) com a mãe, a assistente de marketing Brenda Lopes Oliveira de Moraes, 29, e expressa amor por todos os tipos de animais. A mulher conta que odeia insetos, mas que a paixão da filha, diagnosticada com autismo, começou aos 2 anos após os vários passeios que faziam para que a menina "passear e gastar energia".

Em casa, no entanto, por enquanto, ela cria apenas dois cachorros e um hamster. "Temos um jardim com muitas flores que ela mesma plantou para atrair borboletas e outros insetos e sempre aparecem 'visitantes' aqui", conta Brenda.

A mãe conta que muitos se surpreendem com o ânimo da garotinha ao ver baratas ou besouros e que sempre pesquisa e lê sobre os insetos para alertar a criança sobre os perigos de encostar em determinados bichos — os que ela não tem certeza, aliás, prefere não deixar a filha encostar.

Em sua página pessoal no TikTok, Brenda mostra a interação da filha com vários bichos. Um dos mais antigos, a garota aparece encantada com uma borboleta. No registro no Planeta Inseto, publicado no último final de semana, já foi curtido por 210 mil contas.

Interação e desenvolvimento

De acordo com Brenda, o gosto e a familiaridade da filha com os animais foi algo positivo para o seu desenvolvimento. Como Carolina era apaixonada por insetos, ela costumava envolvê-los em tudo, de jogos e brincadeiras até em suas sessões de terapia. "No autismo, quando identificamos que a criança gosta muito de algo, nós aproveitamos esse gosto para estimulá-la. Então, usamos muito em terapia e em brincadeiras", conta a mãe.

Ela afirma que a filha nunca teve nenhum problema de socialização por causa do amor aos insetos, muito pelo contrário: as professoras e a escola usam recursos pedagógicos com insetos e isso ajuda muito a manter o engajamento e o aprendizado das habilidades. "Ela começou na escola esse ano, com 4 anos, e de maneira geral acaba sendo um interesse que aproxima as crianças dela", diz Brenda, que acredita que a menina é uma futura bióloga.

A paixão é tão grande quer Carol já quis uma festa de aniversário com o tema insetos - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
A paixão é tão grande quer Carol já quis uma festa de aniversário com o tema insetos
Imagem: Acervo Pessoal

Planeta Inseto

A exposição "Planeta Inseto" é permanente e fica aberta gratuitamente à população em um casarão da década de 1940, dentro do Museu do Instituto Biológico (IB-APTA), em São Paulo. O trabalho está em cartaz há 12 anos e passou por uma grande reforma para a reabertura, em 2022.

Os visitantes podem explorar sete salas do espaço interativo com painéis, animais expostos, o interior de um formigueiro e até corrida de baratas. A ideia é promover consciência a respeito da sustentabilidade e saúde pública.

A exposição fica disponível para visitação de terça a domingo, das 9h às 16h.

Serviço:
Museu do Instituto Biológico - Planeta Inseto
Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 - Vila Mariana - São Paulo/SP
Informações: (11) 2613-9500/2613-9400 ou planetainseto@biologico.sp.gov.br