Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia jubarte de 13 m é encontrada morta em praia do RJ

Carcaça de baleia jubarte apareceu sábado (27) em praia de Macaé, no Rio de Janeiro - Reprodução/Facebook
Carcaça de baleia jubarte apareceu sábado (27) em praia de Macaé, no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2022 20h40

Uma baleia jubarte com cerca de 13 metros foi encontrada morta ontem próximo à praia da Fronteira, em Macaé, no Rio de Janeiro.

A prefeitura e órgãos ambientais monitoram o deslocamento da carcaça, que foi levada pela maré até a região das praias do Pontal e da Barra.

A Subsecretaria de Proteção Animal e a Coordenação de Fauna, com apoio do Grupo Ambipar Response, estudam como retirar o corpo do animal do local. Os técnicos informaram que a baleia é jovem. Também é avaliada a possibilidade de coleta de material para determinar as causas da morte.

"É importante ressaltar que a remoção deve ser feita com segurança e só será possível quando o animal sair da área de arrebentação e ocorrer o encalhe em área segura, como na faixa de areia", disse o subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos.

"Fatores como a maré e a redução de luz, por conta do entardecer, dificultam o processo de remoção no período noturno", acrescentou.

O subsecretário ressaltou que a população deve manter distância do local por questões de segurança física e biológica. Ainda não há previsão para a conclusão da retirada da carcaça do mar.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o corpo do animal nas proximidades da praia da Barra.