Nuvem gigante em formato de rolo surpreende banhistas em praias de SP; veja
Banhistas no litoral de São Paulo presenciaram na manhã de hoje um fenômeno raro no céu. Uma grande nuvem com formato de rolo foi vista nas praias de Santos, Bertioga e outras cidades litorâneas do estado.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, nuvens do tipo rolo, ou volutus, são formadas a partir de mudanças de velocidade e direção dos ventos e da umidade em diferentes níveis de altitude.
"Esta é uma nuvem em forma de rolo que pode atingir extensões de centenas de quilômetros com largura, em regra, de um a dois quilômetros", disse ao UOL.
A especialista explicou que a nuvem rolo costuma se dissipar à medida que o sol aquece a atmosfera. Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a rápida formação e dissolução do fenômeno em Santos.
"Estas nuvens podem ter centenas de quilômetros de extensão e não raro chamam atenção nas imagens de satélite", afirmou Estael.
"Muitas vezes se formam na dianteira de uma massa de ar mais frio, como era o caso de hoje de manhã em São Paulo", acrescentou.
A meteorologista disse que a formação da nuvem rolo no litoral paulista tem relação com rápida virada de temperatura na região, que registrou queda nos termômetros ao longo do dia com a aproximação de uma massa de ar fria.
A frente fria que avança do Sul para o Sudeste espalhou nuvens carregadas sobre o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro ao longo do dia, segundo a Climatempo.
No litoral paulista, a previsão é de chuva forte à noite e na madrugada. A segunda-feira (29) também deve ser chuvosa na região.
Frente fria derruba temperatura nas capitais
A chegada da frente fria no Sudeste vai derrubar os termômetros nas capitais a partir de hoje, informou a Climatempo. A previsão indica bastante chuva, ventos intensos e queda acentuada de temperatura em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Grande São Paulo e os Vales do Paraíba e Ribeira vão ter tempo fechado na segunda-feira, com ventos gelados e possibilidade de chuva ao longo do dia.
O Rio de Janeiro tem previsão de chuva na Costa Verde e Serra Fluminense. A região metropolitana deve ter períodos de chuva forte nos próximos dias, com potencial para alagamentos.
Em Minas Gerais, o destaque é para o declínio da temperatura. Em Belo Horizonte, por exemplo, o frio deve se acentuar na terça-feira (30), segundo a previsão da Climatempo.
No Espírito Santo, a chuva se espalha no decorrer da segunda-feira, mas com menos intensidade do que em relação ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. A temperatura também cai entre segunda e terça-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.