Topo

Esse conteúdo é antigo

O que se sabe sobre agressão a modelo por empresário em academia de SP

A modelo Alinny Helena Gomes espera andamento de inquérito para conseguir medida protetiva contra o empresário Thiago Brennand - Instagram/reprodução
A modelo Alinny Helena Gomes espera andamento de inquérito para conseguir medida protetiva contra o empresário Thiago Brennand Imagem: Instagram/reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/08/2022 20h18Atualizada em 31/08/2022 20h18

A polícia investiga o empresário Thiago Brennand, 42, flagrado por câmeras de segurança agredindo uma modelo em academia de luxo de um shopping de São Paulo. No entanto, a cena registrada não teria sido o único comportamento violento de Brennand no local, já que ele também foi denunciado por outras mulheres por suposta perseguição.

Segundo a modelo Alliny Helena Gomes, 37, cuja agressão foi registrada pelas câmeras de segurança da academia no dia 3 de agosto, "todos [no local] tinham medo dele [Brennand]". Ela registrou boletim de ocorrência contra ele no 15º DP.

Modelo foi avisada desde o início. Helena treinava há três meses na academia BodyTech do Shopping Iguatemi. Segundo ela, desde que começou a frequentar o local, teria sido orientada por outras mulheres para se manter afastada de Thiago Brennand. Segundo elas, o homem "não aceitava o 'não'" como resposta às suas investidas de "conquistador".

A abordagem inicialmente foi sutil. Em entrevista a Universa, Helena contou que Brennand começou com a aproximação puxando papo para dizer que falavam mal dela no local. "Depois trocamos algumas mensagens pelo celular sobre isso, mas logo ele começou a me convidar para sair. Eu fui gentil, expliquei que havia terminado um relacionamento recentemente e que não estaria preparada para entrar em outro. A partir daí, ele começou a ser irônico e a provocar, de forma ofensiva", lembrou.

Ela chegou a procurar a gerência para relatar o que estava acontecendo e foi informada que ele seria uma pessoa "complicada".

academia - TV Globo/Reprodução - TV Globo/Reprodução
Agressão foi registrada no dia 3 de agosto em academia de luxo de São Paulo
Imagem: TV Globo/Reprodução

Agressão foi gravada por circuito interno de segurança. Na ocasião, segundo a modelo, Brennand teria se incomodado com a presença dela na academia, mesmo com o local quase vazio. Nas imagens, é possível ver o homem circulando pela sala de musculação e iniciando uma discussão verbal. Testemunhas contam que ele pediu para a mulher sair de seu caminho.

"Eu estava treinando agachamento numa área que não era passagem. Na hora, eu gritei de volta que não ia sair. Ele me xingou. Eu disse que dinheiro nenhum do mundo ia fazer com que ele tocasse em mim", lembrou Helena. Em seguida, é possível ver o empresário empurrando a mulher, puxando seus cabelos e, então, cuspindo nela.

O vídeo revela que outras pessoas chegam próximas aos dois, inclusive um instrutor, que tenta dissuadir o empresário, sem contê-lo, e o filho de Thiago Brennand, que xinga e ameaça quem se aproxima na tentativa de ajudar a modelo.

"Todos tinham medo dele, porque ele fica dizendo que é de família de gente rica, influente e posta nas redes sociais que vive cercado de armas. Não é possível aceitarmos esse nível de covardia em nossa sociedade. O egoísmo está tornando todos insensíveis", disse a vítima.

Outras mulheres também denunciaram Thiago Brennand. A TV Gloobo conversou com duas vítimas que relataram terem sido importunadas pelo empresário após elas rejeitarem as investidas dele.

"Comecei a temer pela minha segurança e informei tudo isso à mais alta gerência da academia. Nunca tive nenhum tipo de resposta. Ele fez mais uma ameaça, falando, inclusive, que ele não tinha medo dessa moda de direitos da mulher", afirmou uma das vítimas, que não quis se identificar.

Um boletim de ocorrência contra o empresário por injúria já havia sido registrado em maio deste ano por uma frequentadora. A vítima está entre as mulheres que decidiram testemunhar a favor de Helena.

Após o episódio, Thiago Brennand foi expulso da academia. Em nota, a academia BodyTech e o Shopping Iguatemi, afirmaram que prestam apoio à vítima e repudiam atos de violência.

O advogado do empresário negou as acusações feitas pelas vítimas. Em nota, ele afirmou que "apenas pessoas maldosas acreditariam ao ver o perfil do Dr .Thiago que se trata de uma pessoa que se frustraria ao não ser correspondido em seus flertes. Tudo não passa de um ataque de feministas", disse.

Em conversa com o Fantástico, Brennand disse que tem "ódio de todo tipo de violência contra a mulher" e afirmou que usou força comedida para lidar com a situação. "Não há um tapa, não há lesão, a mulher não sofreu lesão. É evidente que o empurrão não gerou nada, o que houve ali foi uma contenção e uma resposta certeira. Eu faria absolutamente tudo de novo", disse o empresário.

Já em depoimento à polícia, Brennand informou que a vítima tentou cuspir nele, não conseguiu e se escondeu atrás de outra pessoa dentro da academia. "Estiquei o braço e alcancei o cabelo dela e puxei, vindo a cuspir novamente", afirmou.

No dia da agressão, Brennand fez apologia às armas. No Instagram, que foi fechado após a repercussão do caso, Thiago mostrava um armário com diversas armas, uma publicação que ocorreu no dia em que ele foi flagrado agredindo Helena. "Todo homem tem o guarda-roupa que merece", escreveu ele, relatando o arsenal, que conta com pistolas e fuzis.

thiago - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A publicação com as armas foi feita no mesmo dia em que ele foi flagrado agredindo a modelo Alliny Helena Gomes
Imagem: Reprodução/Instagram

Academia rompeu contrato com o empresário. Em nota, a Bodytech afirmou que, após o ocorrido, cancelou o vínculo e o acesso de Thiago Brennand às dependências do empreendimento e que "segue colaborando com as autoridades competentes" e que "repudia qualquer ato de violência".

A administração, no entanto, não respondeu ao questionamento sobre por que o instrutor do estabelecimento não impediu a agressão, mesmo tendo testemunhado a ação do empresário.

Polícia investiga Brennand como suspeito de ter praticado lesão corporal e injúria. Ao todo, oito testemunhas se prontificaram a depor a favor de Helena. Entre elas, uma mulher que já havia registrado boletim de ocorrência contra o empresário, em maio, por injúria. Em geral, inquéritos policiais costumam ter 30 dias para serem finalizados, caso não haja prorrogação.

O exame de corpo de delito realizado por Helena confirmou que a modelo sofreu lesões "leves". Segundo o laudo, ela apresentava equimoses arroxeadas, descontínuas, em formato semicircular, sugestivas de estigmas ungueais no tórax.

O advogado de Helena, Márcio Cezar Janjacomo, disse aguarda que o delegado responsável pelo inquérito encaminhe ao Ministério Público e à Justiça requisição de medidas protetivas.