Topo

Esse conteúdo é antigo

Bernardo Peres: Quem era o estudante de 18 anos assassinado em roubo no DF

Bernardo sonhava em ser médico, era apaixonado por esportes e por animes - Arquivo familiar
Bernardo sonhava em ser médico, era apaixonado por esportes e por animes Imagem: Arquivo familiar

Jéssica Lima

Colaboração para o UOL, de Brasília

06/09/2022 04h00Atualizada em 06/09/2022 11h19

Um jovem estudioso, carinhoso e muito disciplinado. Assim era Bernardo Brasil Peres, 18, segundo amigos e familiares. Filho único, estudante dedicado e com sonho de ser médico, o rapaz foi assassinado horas depois de oficializar o relacionamento com a namorada, de 19 anos, durante um assalto em uma praça na QR 208 de Samambaia (DF), na última sexta-feira (2). A garota testemunhou o crime e está internada em uma unidade de saúde da capital federal.

O rapaz morava em Águas Claras e conheceu a namorada em um evento de anime, em junho. Segundo o melhor amigo do estudante, Bernardo era tímido, mas conseguiu tomar coragem e convidou Anna para sair.

"Eles saíram algumas vezes e lentamente foi ficando apaixonado. Estava ansioso para o pedido de namoro e planejou como seria tudo. Ele era um cavalheiro, sempre a levava na casa dela. Por isso perdeu a própria vida, salvando quem ama", relata o estudante Arthur Tavares, 18, melhor amigo de Bernardo.

A vítima tinha uma rotina intensa de estudos e só saía com os amigos quando conseguia uma folga nos estudos. O morador do Distrito Federal tinha se formado havia pouco tempo no Ensino Médio, no Colégio Militar de Brasília (CMB). Fazia cursinho pré-vestibular para medicina e tinha o sonho de participar do Médicos Sem Fronteiras, uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde para pessoas afetadas por graves crises humanitárias.

Ele era muito disciplinado. Desde que eu o conheci, em 2018, ele sabia o que queria. Já se esforçava pensando no vestibular. Dava tudo de si, sabe? Era um devorador de livros, amava conhecimento. Lia muitos livros de filosofia, de esportes. Era um amigo para toda hora. Estamos arrasados.

Além de sonhar em ser médico, Bernardo também era apaixonado por esportes, animes e mangás. Um jovem caseiro, que não gostava de baladas e festas. Nos últimos tempos, se apaixonou por calistenia (método de treino com exercícios que usam apenas o peso do corpo) e fazia parte de um grupo especializado na prática.

Arthur Tavares, melhor amigo de Bernardo, contou que jovem planejou pedido à namorada pouco antes de morrer - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Arthur Tavares, melhor amigo de Bernardo, contou que jovem planejou, pouco antes de morrer, pedido para namorar Anna Lívia Barroso
Imagem: Arquivo pessoal

"Ele malhava, praticava a calistenia e jogava futebol. Amava videogames, mas tinha começado a se distanciar para focar mais nos estudos e no seu próprio crescimento. Além disso, ele escrevia poesias, dançava, cantava e fazia música. Com a calistenia, ele ficou apaixonado por fisiculturismo".

Segundo o melhor amigo, Bernardo também se destacava pelo companheirismo. Sempre estava disposto para ajudar os familiares e amigos. "Era um irmão para mim. Ainda não estamos conseguindo acreditar no que houve. Ele não merecia tanta violência. Queremos Justiça", pede Arthur.

Após o crime, o jovem teve as redes sociais apagadas pelos pais.

Crime foi registrado por câmeras

Bernardo Brasil Peres estava sentado com a namorada quando o casal foi abordado por um homem. Mesmo sem reagir ao crime, o jovem foi atacado com uma facada no tórax.

As câmeras de segurança de um comércio localizado em frente à praça registraram o crime. Nas imagens, é possível ver que, por volta de 21h50, dois homens aparecem na rua e observam o casal. Um deles, vestido de moletom azul e bermuda, caminha até os dois e anuncia o assalto. A namorada do jovem chega a cair ao chão e, numa ação rápida, o autor esfaqueia Bernardo e foge levando a mochila do jovem e os celulares do casal. Na sequência, o jovem cai no chão.

A namorada chegou a acionar o Corpo de Bombeiros e o jovem foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga. Porém, foi declarado morto minutos depois de dar entrada na unidade.

Segundo familiares, o estudante — que morava em Águas Claras (DF) — estava no cinema com a namorada. Para não deixá-la voltar sozinha para casa, os dois pegaram o metrô e desceram em Samambaia, onde ela mora.

O corpo do jovem foi enterrado ontem (4) no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

perfil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bernardo Brasil Peres, 18, era entusiasta dos exercícios físicos e queria participar do programa "Médicos sem fronteiras" no futuro
Imagem: Arquivo pessoal

Investigação

O caso é investigado pela 26ª Delegacia de Polícia, localizada em Samambaia, e é tratado como latrocínio — roubo seguido de morte. Até o momento nenhum dos suspeitos foi localizado.

Ao UOL, o delegado Rodrigo Larizzatti disse que, no momento, não serão prestadas mais informações sobre o caso para não atrapalhar as investigações, "em curso desde o primeiro momento em que a delegacia recebeu a notícia dos fatos".

Às 18h de ontem (5), a Polícia Civil informou que o suspeito de esfaquear o jovem foi identificado. Porém, segue foragido. Qualquer informação, deve ser repassada para o telefone 197.