Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia prende dupla suspeita de roubar e matar jovem de 18 anos no DF

Bernardo sonhava em ser médico, era apaixonado por esportes e por animes - Arquivo familiar
Bernardo sonhava em ser médico, era apaixonado por esportes e por animes Imagem: Arquivo familiar

Jéssica Lima

Colaboração ao UOL, de Brasília

13/09/2022 17h15

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (13), os dois suspeitos de latrocínio - roubo seguido de morte - do estudante Bernardo Brasil Peres. O jovem estava sentado com a namorada em uma praça, em Samambaia (DF), quando o casal foi abordado. Mesmo sem reagir ao assalto, ele foi atacado com uma facada no peito e não resistiu ao ferimento. O crime ocorreu no dia 2 de setembro.

A investigação foi conduzida pela 26ª Delegacia de Polícia, em Samambaia, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão na casa da dupla. Os suspeitos têm 23 e 25 anos e não tiveram a identidade revelada. Mas, segundo o delegado Rodrigo Carbone, os dois "mataram por vontade de roubar".

"Essa investigação começou com um grande prejuízo, já que fomos acionados só depois de seis horas. Mas, felizmente, logramos êxito. A motivação desse crime repugnante foi realmente o roubo. A princípio achávamos que havia uma questão pessoal envolvida, mas não. Eles mataram apenas para roubar".

O mais novo, que teria atacado Bernardo com a facada, não assumiu o crime. Ele tem passagens pela polícia por receptação. Já o comparsa, que aparece caminhando nas imagens ao lado do mais novo e que também vigiava a área, confessou a participação. O suspeito seria usuário de drogas.

"Não há dúvidas da autoria do crime. A dupla levou os celulares, a mochila e os cartões bancários de Bernardo e da namorada dele. Depois, eles tentaram efetuar algumas compras com os cartões de crédito das vítimas. Conseguimos fazer um levantamento dessas compras. A partir daí, rastreamos e identificamos os autores, que também são moradores de Samambaia", pontua o delegado.

O autor e o comparsa vão responder por latrocínio consumado e roubo. Somadas as penas, eles podem pegar mais 50 anos de prisão.

Autor e o comparsa vão responder por latrocínio consumado e roubo - Divulgação/Polícia Civil - Divulgação/Polícia Civil
Autor e o comparsa vão responder por latrocínio consumado e roubo
Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Próximos passos

Agora, os investigadores apuram se uma terceira pessoa teria envolvimento no caso. O suspeito teria esperado a dupla em um carro, a algumas quadras de distância de onde o crime aconteceu, para ajudar na fuga.

Segundo o delegado, a polícia também busca a identidade do responsável por comprar os pertences roubados de Bernardo e a namorada. O envolvido pode responder por receptação.

Jovem foi morto após pedido de namoro

As câmeras de segurança de um comércio localizado em frente à praça registraram o crime. Nas imagens, por volta de 21h50, dois homens aparecem na rua. Eles caminham e observam Bernardo e a namorada. Um deles, que está vestido de moletom azul e bermuda, caminha até as vítimas e anuncia o assalto. A namorada do jovem chega a cair no chão e, numa ação rápida, o autor esfaqueia Bernardo e foge com a mochila do jovem e os celulares do casal.

A namorada acionou o Corpo de Bombeiros e o jovem foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga. Ele foi declarado morto minutos após dar entrada na unidade.

Segundo familiares, o estudante - que morava em Águas Claras - voltava do cinema com a namorada e a acompanhava a caminho de casa. Ele tinha pedido a garota em namoro horas antes do crime.

Formado recentemente no Ensino Médio, no Colégio Militar de Brasília (CMB). A vítima fazia cursinho pré-vestibular para medicina e era apaixonado por esportes.