Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Arquibancada desaba e deixa 9 mortos em evento com candidatos

Do UOL, em São Paulo

20/09/2022 10h56Atualizada em 20/09/2022 15h42

Ao menos nove pessoas morreram e 31 ficaram feridas após uma arquibancada desabar em uma empresa de Itapecerica da Serra, Região Metropolitana de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da maior parte delas. Um evento no local contou com presença de dois candidatos às eleições deste ano: um deputado estadual pelo Solidariedade e uma deputada federal, pelo Republicanos — eles passam bem.

O desabamento ocorreu por volta de 8h55. Ao todo, 79 agentes estão trabalhando na operação. No endereço informado pela corporação está localizada a empresa Multiteiner, que trabalha no comércio e locação de contêineres. Segundo informações preliminares, cerca de 64 funcionários da empresa estavam em uma reunião com candidatos no momento da ocorrência.

Uma porta-voz do Corpo de Bombeiros afirmou que as buscas por sobreviventes ainda está ocorrendo.

"Trata-se de um galpão com 10 mil metros quadrados, onde havia uma reunião entre os funcionários da empresa, em torno de mais ou menos de 64 pessoas. A laje veio a desabar e até o momento foram socorridas 31 vítimas com vida e 3 vítimas em óbito", explicou a major Luciana Soares, em imagens exibidas no "SP1", da TV Globo. Mais tarde, o Corpo de Bombeiros confirmou mais seis mortes.

Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar e Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atuam no apoio.

foto - Divulgação/Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Estrutura desabou e deixou ao menos seis mortos e 31 feridos
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Alguns dos feridos foram levados até o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, conforme confirmou a instituição ao UOL. Outros foram encaminhados ao Pronto-Socorro Jd. Jacira e ao Pronto-Socorro Central de Itapecerica. O Corpo de Bombeiros informou que três pessoas foram atendidas no local e negaram ida ao hospital.

Entre as vítimas, estão o candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e a candidata a deputada federal Ely Santos (Republicanos). Eles haviam sido convidados para conhecer a empresa Multiteiner e estavam no local no momento em que a estrutura de concreto desabou. Donizette chegou a postar uma foto com a camiseta suja após o incidente — não é possível saber apenas pela imagem se são manchas de sangue.

Em nota, a equipe de Donizette informou que os candidatos ficaram presos entre os escombros, mas foram resgatados com vida. Quatro integrantes da equipe do candidato também ficaram soterrados e foram encaminhados ao hospital.

"Jones Donizette lamenta profundamente e se solidariza com as famílias vítimas desse desastre, e pede orações pra que as vítimas internadas tenham pronta recuperação", diz nota.

A candidata Ely Santos publicou um vídeo em que aparece sentada no chão após o acidente e, na sequência, mostra uma foto dela deitada em uma cama de hospital. "Ely e Jones e demais sobreviventes nasceram de novo. Nossos sinceros sentimentos à família de todas as vítimas fatais desse desastre. Luto!", escreveu ela.

A reportagem tenta contato com a Multiteiner e será atualizada assim que houver uma manifestação.

Governador se pronuncia

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), lamentou o ocorrido nas redes sociais. "Minha solidariedade aos feridos e às famílias das vítimas do desabamento em Itapecerica da Serra. O Corpo de Bombeiros e as demais forças de segurança de SP atenderam prontamente a emergência. No momento temos mais de 90 homens no local para resgatar as vítimas que estão sob os escombros", escreveu ele.