Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Morador flagra gato e rato 'brincando' em rua do Tocantins

Colaboração para o UOL

20/09/2022 16h27

Uma cena considerada improvável por muitos chamou a atenção de um morador de Palmas (TO) que resolveu registrar o momento com o celular. Em uma rua da cidade, um gato e um rato pareciam brincar juntos, sem a agressividade característica que geralmente se espera que ocorra entre esses animais, conhecidos no imaginário popular como inimigos naturais.

O vídeo foi gravado por volta das 8 horas de ontem (19) na Arse 61, antiga quadra 604 sul. Os animais estavam em uma das calçadas da Escola Estadual Madre Belém. No vídeo, é possível vê-los correndo e parando em um trecho da rua, como que brincando, indo parar depois debaixo de um carro estacionado no local.

Gatos e ratos são considerados historicamente inimigos. Desde que começaram a conviver com o homem, que já havia deixado seu comportamento de caçador-coletor para se tornar agrícola, percebeu-se que os felinos eram considerados exímios caçadores de roedores e insetos, considerados pragas às plantações, mas, principalmente, aos cereais já colhidos e guardados. Não por os ratos serem comilões, mas porque sua urina, além de apodrecer os grãos e cereais, ainda podem transmitir muitas doenças.

"Os gatos já eram adorados pelos egípcios por sua capacidade de manter as reservas de alimento em segurança", afirma a veterinária Carla Alves, que assistiu ao vídeo postado pelo morador de Palmas nas redes. "E eles faziam isso caçando os ratos e pequenos animais que surgiam nos silos e armazéns".

Esse comportamento, segundo ela, foi transmitido de geração em geração de felinos. "Afinal, eles sabiam que, além de poder se alimentar das presas, seriam recompensados pelos humanos ao caçar roedores e insetos".

Com o passar dos séculos, os gatos foram se tornando mais e mais domésticos. "Apesar de nunca perderem seu instinto selvagem, alguns comportamentos podem deixar de interessá-los como antes", explica a veterinária. "Atualmente, em termos gerais, o gato quando caça um rato, o faz como brincadeira, estímulo instintivo, pois não precisa mais se alimentar dos roedores".

Por esse motivo, alguns felinos, como o do vídeo, apreciam apenas a brincadeira de perseguir o roedor. Sem matá-lo. Ou matá-lo após o rato ficar bem cansado de fugir, o que não aparece no vídeo".

Amizade possível

A artista plástica norte-americana Ingrid Ducmanis ficou conhecida no Instagram ao criar uma conta para mostrar a relação de amor e amizade que existe entre seu rato de estimação, Ernie, e seu gato, Galaxy.

Em vários vídeos e fotos postadas, Ingrid mostra como a relação dos "prováveis inimigos, como Tom e Jerry", está mais para uma relação de amor e amizade, "como Fred Flintstone e Barney Rubble".