Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva em SP derruba muro e inunda obra do metrô Pompéia: 'Grande piscina'

Estação Sesc-Pompeia fará parte da linha 6 - Laranja do metrô e tem previsão de abertura em outubro de 2025 - Reprodução/Twitter
Estação Sesc-Pompeia fará parte da linha 6 - Laranja do metrô e tem previsão de abertura em outubro de 2025 Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

28/09/2022 08h45Atualizada em 28/09/2022 08h45

Um muro cedeu nas obras da futura estação Sesc-Pompeia do metrô de São Paulo, em meio às fortes chuvas que atingiram a capital no início da noite de ontem. O canteiro de obras foi invadido por água e ficou completamente submerso, como mostrado em registros de moradores dos arredores, que aproveitaram a formação da "piscina" para questionar os alagamentos na região, um problema antigo.

A Linha Uni, empresa responsável pela construção e operação da linha 6- Laranja, que deve ser inaugurada em 2025, confirmou o incidente em nota ao UOL.

Segundo a companhia, não houve registro de feridos e funcionários devem começar os trabalhos de retirada da água e reconstrução do muro de divisa, assim que as chuvas cessarem na região.

"Importante ressaltar que a região tem histórico de constantes alagamentos. Para evitar que as atividades sofram com as consequências das chuvas, assim como os moradores desta região, foram instalados tapumes com aberturas inferiores, em toda a extensão dos canteiros, que conectam as áreas de obra com as áreas externas, de forma a amenizar as condições nos períodos de chuva e facilitar o deslocamento da água", diz o comunicado.

"Além disso, está em andamento um estudo, buscando soluções provisórias, para diminuir os impactos dos alagamentos e aliviar o fluxo de água", acrescenta a empresa.

Não foi só a região da Pompeia que sofreu com as chuvas intensas que atingiram a capital paulista, com todas as regiões da cidade entrando em estado de atenção ou alerta para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo.

Na zona leste, zona sul e zona oeste — onde fica a futura estação de metrô da linha laranja — o estado de atenção ficou ligado entre 13h46 e 19h57 de ontem. Já na zona norte e no centro, o aviso ficou ativo entre 17h33 e 19h57.

Já as subprefeituras de Itaquera e da Penha entraram em estado de alerta — em que rios e córregos já estão passando de seu limite — entre 14h40 e 15h10, quando foram registrados transbordamentos no Rio Verde e o Córrego Franquinho.