Topo

Esse conteúdo é antigo

Vazamento de gás tóxico deixa um morto e causa pânico no interior de SP

Do UOL, em São Paulo

05/10/2022 11h08Atualizada em 05/10/2022 12h14

Uma mulher de 39 anos morreu e outras dezenas precisaram de atendimento médico após um vazamento de gás tóxico no bairro Campos Elíseos, nas imediações da rua Alexandre Andruciolli, em Pontal (SP), segundo informou a Guarda Civil. Alessandra Alves da Silva já chegou sem vida à Santa Casa da cidade, após ter sido intoxicada pela substância. A suspeita é de que o produto químico seja de origem clandestina, mas até o momento as autoridades ainda não encontraram nenhuma atividade que pudesse causar a contaminação.

"Aproximadamente às 19h55 recebi a ligação de um munícipe falando do ocorrido no bairro Campos Elísios. Eu fui até o local e chegando lá eu constatei que foram produtos químicos. Pode ser amônia, pode ser soda, cloro. Até com máscara os olhos ardiam", disse o prefeito Zé Carlos (PSL) em live.

Segundo ele, a situação foi controlada por volta da meia-noite. O bairro Nova Pontal também foi atingido.

O vice-prefeito da cidade, João Henrique Pedro (Cidadania), disse em entrevista ao UOL que, até às 7h da manhã de hoje, cerca de 85 pessoas foram atendidas na Santa Casa com sintomas de intoxicação. "Começaram a chegar muitas pessoas com falta de ar, problemas respiratórios a partir da noite de ontem", disse ele. "Infelizmente registramos um óbito. A pessoa já chegou na Santa Casa sem vida por intoxicação."

O vice-prefeito informou que moradores precisaram ser atendidos por municípios vizinhos e que a maioria daqueles que tiveram sintomas de intoxicação já receberam alta hospitalar. "Agora, nós estamos com um paciente entubado em Ribeirão Preto, um internado na Santa Casa de Sertãozinho e um internado no HC de Ribeirão Preto. Há ainda três pacientes na UPA de Sertãozinho e apenas um paciente em observação na Santa Casa daqui, sem risco de vida."

No bairro onde ocorreu o vazamento de gás há uma empresa de produtos químicos, mas o vice-prefeito informou que já foi descartado o vazamento do local. "O proprietário imediatamente abriu o local e tudo foi inspecionado", disse ele.

Agentes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil Municipal foram até o local para prestar atendimento. Parte do quarteirão foi evacuado e estão sendo feitas inspeções nos imóveis e em empresas das imediações, em busca da fonte da poluição.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que um carro de som circulou pelo bairro pedindo para que as pessoas saíssem de suas casas. "Por gentileza, retirem-se de suas residências. Isto é uma emergência. Procurem a parte mais alta do bairro. Para vocês que têm os seus animais, as crianças, todo mundo se retirando das residências", diz anúncio.

O Ginásio de Esportes Adib Damião ficou à disposição para receber moradores dos bairros afetados com fornecimento de água, colchões e alimentos. A Prefeitura orientou para que os moradores não retornassem às suas residências. Segundo João Henrique, o local abrigou cerca de 60 a 70 pessoas e a Secretaria de Desenvolvimento Social está de plantão caso algum morador necessite de auxílio.

Devido ao incidente, os serviços públicos, exceto saúde, e as aulas foram suspensas na cidade.

Na manhã de hoje, a Prefeitura informou que foi realizada uma análise do sistema de água no bairro Campos Elíseos e que os índices mostraram que a água está com "100% de sua potabilidade adequada para o consumo."