Sudeste bate 34ºC antes de queda na temperatura; veja previsão da semana
Uma área de baixa pressão atmosférica que se formou sobre a Argentina no sábado e domingo faz a semana começar com chuva persistente em toda a região Sul e em parte do Centro-Oeste do Brasil, segundo o Climatempo. Isso faz com que o calor de hoje e do feriado de 15 de novembro, com São Paulo se aproximando dos 30ºC e o Rio de Janeiro podendo marcar 34ºC, dure pouco.
De acordo com as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade no Sul deve diminuir amanhã (15), quando pancadas de chuva com trovoadas isoladas serão registradas em Goiás, Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. O avanço desse ar mais frio faz com que no Sudeste o tempo volte a esfriar no meio da semana, mas sem marcar temperaturas "de inverno" vistas no começo de novembro.
Veja as previsões climáticas por região no país.
Sudeste
Em todas as capitais do sudeste, a previsão é de pancadas de chuva ao longo da semana. A exceção é para Belo Horizonte, que no sábado (19) não deve ter qualquer precipitação, e São Paulo, que deve ter tempo sem chuva somente na quinta-feira (17).
São Paulo começa a semana com máximas de 29ºC e mínimas de 20ºC. Na quarta-feira (16) e quinta-feira (17), os termômetros vão variar entre 17ºC e 26ºC. Na sexta-feira (18), temperaturas mais amenas devem voltar, com mínimas de 14ºC e máximas de 23ºC, se mantendo até o domingo (20).
No Rio de Janeiro, os dois primeiros dias da semana serão com máximas de 34ºC e mínimas de 22ºC na capital fluminense. No resto da semana, o tempo vai ficar mais ameno, com mínimas em torno dos 21ºC e máximas de 27ºC na quarta-feira (16) e quinta-feira (17) e mínimas de 20ºC e máximas de 24ºC da sexta-feira (18) ao domingo (20).
Em Belo Horizonte, os termômetros vão variar entre 17ºC e 26ºC até a quinta-feira (17), quando as temperaturas diminuem, ficando entre 15ºC e 24ºC até o domingo (20).
Em Vitória terá calor, com termômetros entre 22ºC e 28ºC até a quarta-feira (16) e mudança mais intensa de temperatura na quinta-feira (17), quando as mínimas serão de 18ºC e máximas de 22ºC, constante que deve se manter até o domingo (20).
Sul
Em Porto Alegre, após uma segunda de chuva, os termômetros vão de 17ºC a 28ºC e o tempo é aberto em toda a semana.
Em Florianópolis, só deve chover até amanhã (15) e as precipitações voltam a ocorrer em forma de pancadas na sexta-feira (18). Os termômetros variam entre 13ºC e 22ºC a partir da quinta-feira (17). Até lá, as máximas ficam na casa dos 30ºC e as mínimas entre 17ºC e 21ºC.
Em Curitiba, a chuva do começo da semana vem acompanhada de calor. Os termômetros serão de mínima de 17ºC e máximas de 27ºC até amanhã (15). A partir da quarta-feira (16), as temperaturas serão amenas, com mínimas entre 11ºC e 14ºC e máximas entre 16ºC e 20ºC até o fim de semana. Apenas na sexta-feira (18) devem ser registradas pancadas de chuva isoladas na capital paranaense.
Nordeste
Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no começo da semana o tempo será sem chuva em quase todas as capitais do Nordeste. As exceções são para São Luís e Salvador, que têm concentração de nuvens e possibilidade de pancadas isoladas de chuva hoje (14).
Segundo o Climatempo, ao longo de toda semana, Salvador e Aracaju terão temperaturas entre 24ºC e 28ºC, com possibilidade de pancadas de chuva apenas para a capital soteropolitana.
Maceió, Recife, João Pessoa e Natal terão mínimas na casa dos 23ºC e máximas de 30ºC, com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, a partir da terça-feira (15).
Em Fortaleza e Teresina, a chuva fraca só deve ser registrada até a terça-feira (15), com as mínimas em torno dos 23ºC e as máximas em 30ºC na capital cearense e mínimas de 23ºC e máximas de 37ºC na capital piauiense.
Em São Luís, o único dia sem previsão de chuva é a terça-feira (15). Em todos os outros dias, as pancadas de chuva devem atingir o município à tarde e à noite e os termômetros ficarão entre 24ºC e 32ºC.
Centro-oeste
Em Campo Grande, deve chover hoje e no domingo (20). Em Cuiabá, assim como em Goiânia, o tempo deve voltar a ficar sem chuva na quinta-feira (17). Em Brasília, a semana deve marcada por pancadas de chuva.
Na capital federal, as mínimas serão de 17ºC e as máximas de 28ºC em toda a semana; em Goiânia, as temperaturas ficarão entre os 20ºC e 31ºC. Em Campo Grande, as mínimas ficarão em torno dos 19ºC e máximas em torno dos 30ºC até a quinta-feira (17). A partir da sexta-feira, a variação de temperatura aumenta, com mínimas de 16ºC e máximas de até 33ºC até o fim da semana.
Cuiabá terá termômetros entre os 25ºC e 34ºC até amanhã (15), apresentará um aumento de temperatura na quarta-feira (16), quando os termômetros podem chegar aos 36ºC, descendo de temperatura na quinta-feira (17), quando as máximas serão de 31ºC e voltará a ter máximas próximas aos 40ºC no resto da semana, com o dia mais quente previsto para o domingo (20).
Norte
Em Porto Velho e Rio Branco, a semana começa com chuva e o tempo volta a abrir na quinta-feira (17). Ao longo dos dias nublados, os termômetros devem variar em mínimas de 23ºC e máximas de 33ºC nas duas capitais.
Na sexta-feira (18) e no fim de semana, não há previsão de chuva para as duas cidades e as máximas devem aumentar, com termômetros entre 25ºC e 36ºC na capital de Rondônia e variação de 19ºC a 37ºC na capital acreana.
Ao longo de toda semana, as temperaturas vão variar entre 23ºC e 33ºC em Boa Vista, 24ºC e 34ºC em Manaus e Macapá (cidade que não terá chuva ao longo de toda a semana) e 22ºC a 35ºC em Belém.
Em Palmas, os termômetros apresentarão maior variação ao longo da semana, com mínimas de 23ºC e máximas de 36ºC de hoje (14) a quarta-feira (16) e mínimas na casa dos 25ºC e máximas de 30ºC a partir da quinta-feira (17).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.