Topo

Esse conteúdo é antigo

Livro sobre Luiz Gama com suástica na capa é recolhido; editora se desculpa

26.nov.2022 - Edição foi lançada na Bienal do Livro do Rio de 2021; editora se desculpou e disse que substituirá as edições de clientes que solicitarem - Reprodução Editora Mostarda
26.nov.2022 - Edição foi lançada na Bienal do Livro do Rio de 2021; editora se desculpou e disse que substituirá as edições de clientes que solicitarem Imagem: Reprodução Editora Mostarda

Do UOL, em São Paulo

26/11/2022 21h14

Impresso com suásticas na capa, o livro sobre o abolicionista Luiz Gama, da editora Mostarda, que foi distribuído para alunos da rede municipal de Campinas (SP) será recolhido a partir da próxima segunda-feira (28). A Secretaria Municipal de Educação afirma que entrou em contato com a editora e a edição será substituída sem custo ao município. A suástica aparece em azul no fundo da imagem verde na capa do livro.

Editora se desculpa por erro de impressão. Em nota, a Editora Mostarda pediu desculpa pelo erro na imagem de fundo da capa do livro e disse que ocorreu um problema no recorte da estampa étnica do fundo, que é vetorial.

"Assim que fomos alertados deste erro, retiramos os exemplares da obra do site e interrompemos imediatamente a comercialização deste título até que nova capa seja feita com o reparo necessário excluindo este símbolo", diz a editora.

O livro, que também estava sendo comercializado na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), no Rio, também foi recolhido do estande físico.

"Nosso empenho em oferecer uma educação antirracista jamais permitiria uma atitude proposital deste tipo, seria uma contradição dentro da proposta da Editora Mostarda", diz a nota.

Além da substituição das edições distribuídas para a rede municipal de Campinas, todos os leitores que já adquiriram a versão com erro da capa podem solicitar a troca gratuita pelo site da editora.

Coleção Black Power. O livro faz parte da coleção Black Power, da Editora Mostarda, que reúne biografias de personalidades negras voltadas para o público infantil. A coleção foi lançada ano passado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. À época, a edição já estava com o erro de impressão, mas não foi percebido, como mostram imagens de divulgação do livro publicadas na imprensa.

"A coleção leva o nome de um movimento pelos direitos dos negros ocorrido nos EUA nas décadas de 1960 e 1970, luta que, infelizmente, ainda é necessária nos dias de hoje em diversos países", assim a coleção Black Power é definida pela editora.

Denúncia de vereadora. O símbolo nazista foi apontado nas redes sociais pela vereadora Guida Calixto, do PT de Campinas. Nas redes sociais, a vereadora disse que enviou um requerimento ao prefeito Dário Saadi (Republicanos) solicitando o recolhimento da edição.

"Solicitamos o imediato recolhimento desses livros e a verificação se nos demais livros existem símbolos semelhantes, além de notificarem a editora sobre esse grave acontecimento", publicou a vereadora nesta sexta-feira (25).

Poucas horas depois, a vereadora escreveu uma nota nas redes sociais após manifestação da editora: "Sabemos da seriedade da Editora Mostarda e do autor e entendemos que trata-se de um erro que será reparado, conforme declaração da Editora Mostarda. Em nenhum momento questionamos o autor do livro, que possuiu uma brilhante trajetória intelectual e compromisso com a educação antirracista. Nossa preocupação é que os símbolos nazistas não sejam naturalizados, ainda mais levando em conta o contexto atual de fortalecimento de organizações nazifascistas no Brasil", diz a publicação.

Autor destaca confiança no trabalho da editora. Autor da biografia de Luiz Gama na coleção Black Power, o jornalista e escritor Franciso Lima Neto reconheceu que foi um erro que passou despercebido e reforçou sua confiança no trabalho da editora: "Nós lançamos o livro na Bienal do Livro do Rio e até então, ninguém tinha visto. Eu sou uma pessoa preta, tenho um histórico de militância dentro desse movimento, tenho um compromisso com essa causa e minha atuação fala por si só. Foi um erro grosseiro com a estampa e vamos trabalhar para corrigir isso. Eu reforço meu compromisso com a causa, com a luta e minha total confiança na equipe da editora".

luiz gama livro infantil - Reprodução Editora Mostarda - Reprodução Editora Mostarda
26.nov.2022 - Edição da capa corrigida
Imagem: Reprodução Editora Mostarda

Quem foi Luiz Gama? Advogado abolicionista, Luiz Gama nasceu em Salvador, em 1830. Filho de um português branco com uma ex-escravizada, foi vendido pelo pai como escravizado aos 10 anos de idade. Legalmente, ele atuou para libertar mais de 500 escravizados.

Leia a íntegra da nota da editora:

A Editora Mostarda, por meio de seu diretor geral, Pedro Mezette, esclarece e se desculpa desde já pelo erro ocorrido com a imagem de fundo na capa do livro Luiz Gama, de autoria do jornalista e escritor Francisco Lima Neto.

Houve um problema no recorte da estampa étnica do fundo que é vetorial. Tanto que os exemplares em braille não apresentaram este problema. Assim que fomos alertados deste erro, retiramos os exemplares da obra do site e interrompemos imediatamente a comercialização deste título até que nova capa seja feita com o reparo necessário excluindo este símbolo. Estamos fazendo isso o mais rápido possível.

Nosso empenho em oferecer uma educação antirracista jamais permitiria uma atitude proposital deste tipo, seria uma contradição dentro da proposta da Editora Mostarda.

A partir desta segunda-feira, 28 de novembro de 2022, a Secretaria de Educação da início ao processo de recolha dos livros das escolas para imediata substituição de cada exemplar que já tenha sido distribuído. A editora trocará a capa do material e o devolverá à Secretaria sem custo para o município. Todos os leitores que já adquiriram o livro também poderão solicitar a troca gratuita pelo site da editora.