Topo

Esse conteúdo é antigo

Fim de semana do Natal deve ser chuvoso pelo país; confira a previsão

O Natal deve ser chuvoso na maior parte do país - CELSO LUIX/ESTADÃO CONTEÚDO
O Natal deve ser chuvoso na maior parte do país Imagem: CELSO LUIX/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

23/12/2022 04h00Atualizada em 23/12/2022 19h24

No primeiro final de semana do verão, que neste ano coincide com o Natal, a chuva deve se espalhar por diversas áreas do país. Segundo a Climatempo, os maiores acumulados são esperados para o Centro-Oeste e em partes do Nordeste e do Norte do Brasil.

As capitais do Sudeste podem registrar chuva isolada no sábado (24) e domingo (25), com destaque para Belo Horizonte, onde chove ao longo do dia de Natal. No Sul, o tempo deve seguir firme nas capitais, principalmente em Porto Alegre.

Confira, a seguir, a previsão completa para o fim de semana pelo país.

Sudeste

O sol deve aparecer no fim de semana em São Paulo e Rio de Janeiro, causando o aumento de temperatura, enquanto a chuva será passageira e em pontos isolados. O Espírito Santo e partes de Minas Gerais têm previsão de tempo parcialmente nublado e chuva de média intensidade.

No dia de Natal, as regiões mineiras ao norte e oeste devem registrar chuva, bem como em Belo Horizonte e região na parte da manhã. Nas demais áreas do Sudeste, o dia começa com sol e a chuva de verão pode ser registrada à tarde e à noite.

A capital paulista deve ter mínima de 16ºC e máxima de 25ºC no sábado. Já no domingo, os termômetros sobem um pouco e variam entre 17ºC e 26ºC. No Rio de Janeiro, as temperaturas variam de 18ºC a 29ºC. Já Belo Horizonte marca 16ºC de mínima e 27ºC de máxima. Vitória, por fim, tem termômetros entre 19ºC e 26ºC.

Centro-Oeste

De acordo com a Climatempo, há risco de tempestades fortes em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal na véspera de Natal. Já Mato Grosso do Sul tem céu aberto e risco pequeno de chuva. Já no dia 25, o calor e a alta umidade pode causar pancadas com trovoadas em todo o Centro-Oeste.

Em Brasília e Goiânia, as temperaturas devem ficar entre 18ºC e 26ºC. Já Campo Grande registra mínima de 20ºC e máxima de 32ºC. Por fim, Cuiaba terá mínima de 24ºC em todo o final de semana de Natal, máxima de 32ºC no sábado, e de 34ºC no domingo.

Nordeste

Os meteorologistas da Climatempo alertam que o Nordeste é a região com mais possibilidade de chuva no final de semana. Na Bahia e em partes do Piauí e Maranhão, o alerta é máximo para temporais e acumulados volumosos de precipitação, inclusive na noite do dia 24. A chuva também aparece no interior do Pernambuco e da Paraíba, enquanto outras áreas o tempo fica aberto.

No dia 25, a chuva diminui sobre Bahia, Piauí e Maranhão, e o tempo fica mais aberto, com possibilidade chuva passageira na faixa entre Sergipe e Ceará. O calor prevalece na região, exceto em áreas baianas.

Em Teresina, as temperaturas ficam entre 23ºC e 33ºC no sábado, passando para 25ºC a 35ºC no dia de Natal. Salvador e Fortaleza registram mínima de 24ºC e máxima de 28ºC nos dois dias, ao passo que Aracaju, João Pessoa, Maceió e Recife têm termômetros variando entre 23ºC e 30ºC. Em Natal e São Luís, o fim de semana terá temperaturas de 25ºC de mínima e 31ºC de máxima.

Sul

Segundo a Climatempo, uma frente fria deve se formar na véspera de Natal ao Sul do Rio Grande do Sul, levando chuva e ventania para a região. Já no domingo, 25, ela segue para o leste do estado, enquanto Paraná e Santa Catarina registram um final de semana com tempo firme.

Em Florianópolis, a véspera de Natal terá temperaturas entre 17ºC e 25ºC, subindo no dia 25 para a variação entre 20ºC e 27ºC. O calor prevalece em Porto Alegre, com termômetros partindo de 18ºC até 34ºC. Já Curitiba registra as menores temperaturas da região, com mínima de 14ºC, podendo chegar a 26ºC.

Norte

O fim de semana será de chuva intensa no Amapá, Tocantins e partes do Pará, como a capital Belém, e já Acre e Roraima devem registrar precipitação mais irregular. Nas demais áreas, o calor e umidade devem marcar presença, tornando o dia de Natal abafado.

Os termômetros giram em torno de 24ºC de mínima e 33ºC de máxima nas capitais da região, com exceção de Palmas e Belém, onde a mínima fica em 22ºC e a máxima não passa de 30ºC.