Agente de saúde de 22 anos morre por dengue hemorrágica no interior de SP
A agente de saúde Larissa da Silva Lima, de 22 anos, morreu na última quarta-feira (11) vítima da dengue hemorrágica. A jovem trabalhava no município de Álvares Florence (a 529 km da capital paulista).
Segundo Glaucia Waideman, coordenadora de saúde do município, Larissa trabalhou no combate à dengue, com o foco em eliminar os criadores do mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença), na sexta-feira (6). No fim da tarde, ela teria começado a passar mal e procurou atendimento na unidade de saúde do município na segunda-feira (9).
A médica suspeitou do diagnóstico de dengue, avisou os órgãos de saúde locais, pediu exames, indicou medicações à jovem e liberou o retorno dela para casa com orientações, inclusive orientou que ela voltasse ao hospital no dia seguinte caso fosse necessário.
Na terça-feira (7) de manhã, a jovem voltou à unidade de saúde, mas foi liberada novamente. Porém, na madrugada de quarta-feira (8), Larissa foi levada ao setor de emergência da Santa Casa Votuporanga porque estava com dores abdominais.
"Larissa faleceu por volta das 12h30 na quarta-feira. A evolução do caso ocorreu muito rápido. Segundo laudo do SVO (Serviço de Verificação de Óbito), a causa da morte foi dengue hemorrágica com complicação cardiológica."
Glaucia Waideman ao UOL
A doença na cidade
Waideman explicou que a coordenadoria de saúde do município tem atualmente seis notificações para dengue, sendo dois casos negativos, dois positivos (incluindo o óbito de Larissa) e outros dois que aguardam o resultado.
"A morte por dengue hemorrágica da Larissa é o primeiro caso nos 10 anos que trabalho no departamento de saúde do município. Estamos em plena ação contra dengue devido o período das chuvas. O município anualmente trabalha as ações de prevenção, promoção de saúde no combate e eliminação da doença. Infelizmente essa fatalidade ocorreu com uma trabalhadora que contribuía no combate a doença", concluiu.
Nas redes sociais, a prefeitura lamentou a morte da jovem e manifestou condolências aos familiares e amigos de Larissa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.