Topo

Esse conteúdo é antigo

Agente de saúde de 22 anos morre por dengue hemorrágica no interior de SP

Larissa da Silva Lima, de 22 anos, era agente de saúde no município de Álvares Florence, em São Paulo - Reprodução/Facebook
Larissa da Silva Lima, de 22 anos, era agente de saúde no município de Álvares Florence, em São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/01/2023 21h09Atualizada em 13/01/2023 21h09

A agente de saúde Larissa da Silva Lima, de 22 anos, morreu na última quarta-feira (11) vítima da dengue hemorrágica. A jovem trabalhava no município de Álvares Florence (a 529 km da capital paulista).

Segundo Glaucia Waideman, coordenadora de saúde do município, Larissa trabalhou no combate à dengue, com o foco em eliminar os criadores do mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença), na sexta-feira (6). No fim da tarde, ela teria começado a passar mal e procurou atendimento na unidade de saúde do município na segunda-feira (9).

A médica suspeitou do diagnóstico de dengue, avisou os órgãos de saúde locais, pediu exames, indicou medicações à jovem e liberou o retorno dela para casa com orientações, inclusive orientou que ela voltasse ao hospital no dia seguinte caso fosse necessário.

Na terça-feira (7) de manhã, a jovem voltou à unidade de saúde, mas foi liberada novamente. Porém, na madrugada de quarta-feira (8), Larissa foi levada ao setor de emergência da Santa Casa Votuporanga porque estava com dores abdominais.

"Larissa faleceu por volta das 12h30 na quarta-feira. A evolução do caso ocorreu muito rápido. Segundo laudo do SVO (Serviço de Verificação de Óbito), a causa da morte foi dengue hemorrágica com complicação cardiológica."
Glaucia Waideman ao UOL

A doença na cidade

Waideman explicou que a coordenadoria de saúde do município tem atualmente seis notificações para dengue, sendo dois casos negativos, dois positivos (incluindo o óbito de Larissa) e outros dois que aguardam o resultado.

"A morte por dengue hemorrágica da Larissa é o primeiro caso nos 10 anos que trabalho no departamento de saúde do município. Estamos em plena ação contra dengue devido o período das chuvas. O município anualmente trabalha as ações de prevenção, promoção de saúde no combate e eliminação da doença. Infelizmente essa fatalidade ocorreu com uma trabalhadora que contribuía no combate a doença", concluiu.

Nas redes sociais, a prefeitura lamentou a morte da jovem e manifestou condolências aos familiares e amigos de Larissa.