Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê nascido em ônibus é levado para abrigo; hospital notou vulnerabilidade

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, no Rio

22/01/2023 16h24

Um bebê nasceu na segunda-feira (16) em um ônibus na zona oeste do Rio de Janeiro e foi levado a uma maternidade municipal pelo motorista.

Após os primeiros atendimentos, a Maternidade Leila Diniz comunicou ao Conselho Tutelar que a família —que já tem outros três filhos— não tinha os documentos das crianças, como certidão de nascimento, e havia lacunas na vacinação e na escolarização delas.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que "unidades hospitalares têm a obrigação estabelecida pela legislação de comunicar ao Conselho Tutelar vulnerabilidades que impactem na segurança e na saúde da criança e do adolescente".

Após a notificação e os encaminhamentos internos do Conselho Tutelar, a Justiça do Rio autorizou a ida da criança para o Conselho Tutelar da Taquara. Não está claro quando —e se— a criança poderá voltar para a família.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, "a família foi notificada e recebeu todas as orientações, inclusive o encaminhamento para comparecimento ao cartório para fazer a documentação de forma gratuita".

Por se tratar de uma criança, o caso tramita em segredo de Justiça e não há maiores informações sobre denunciantes, condições encontradas e medidas protetivas a serem adotadas.