Incêndio atinge teto do Teatro Castro Alves, em Salvador
O Teatro Castro Alves, em Salvador, foi atingido por um incêndio no início da tarde de hoje. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se concentraram no teto do espaço — o maior complexo de salas de espetáculo da Bahia.
Por causa do uso de materiais inflamáveis numa obra na cúpula do espaço, a fumaça podia ser vista a longas distâncias.
O fogo não se propagou para outras dependências do prédio. Além do Teatro Castro Alves, outros espaços estão situados ali: Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão-Livre, Jardim Suspenso e o Café Teatro.
Apesar do susto, não há informações de feridos. Os trabalhadores do teatro foram retirados do espaço por medidas de segurança. Segundo a Defesa Civil, às 16 horas as chamas já tinham sido controladas.
Em seguida, foi iniciada uma operação de limpeza no prédio. As estruturas do teatro não teriam sido afetadas, de acordo com a inspeção inicial.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou um trabalho conjunto de diferentes órgão para a reucperação do espaço.
"O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipamento, trabalhem de forma conjunta e ágil para avaliar os danos causados pelo incêndio e para recuperar com máxima brevidade as estruturas danificadas. Da forma mais rápida e segura, o teatro será reaberto para seguir fortalecendo a nossa agenda cultural", afirmou.
Essa não foi a primeira vez que o Teatro Castro Alves foi atingido por um incêncio. Em 1958, o espaço pegou fogo poucos dias antes da inauguração. Por conta disso, ele só foi aberto ao público oficialmente cerca de nove anos depois do previsto — em março de 1967.
Em 1989, o prédio passou por uma grande reforma e foi reinaugurado em 1993.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.