Topo

Lula pede orações para não chover e reconstrução de São Sebastião avançar

Do UOL, em Brasília

20/02/2023 14h10

Lula pediu orações para que a chuva cesse no litoral de São Paulo e, desta forma, os trabalhos de recuperação possam avançar na região. Ele chegou hoje a São Sebastão, depois de sobrevoar a região afetada pelas chuvas no litoral norte.

O presidente também falou sobre pacificação entre os poderes, em encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). Ele disse que a "eleição acabou", em referência à falta de diálogo com entes públicos que eram adversários políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A presença do governador Tarcísio, do prefeito Felipe, é uma demonstração específica de que é possível exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertença a partido diferente ou que a gente pense diferente ideologicamente"

Lula agradeceu aos militares envolvidos na missão e a Defesa Civil e disse que trouxe um "conjunto de ministros" para assumir um compromisso de governo. "É importante que a gente trabalhe de forma conjunta para tentar recuperar a estrada Rio-Santos."

Há ainda diversos bloqueios na estrada. Segundo o governador de São Paulo, há pontos em que ainda não é possível saber "o que restou da rodovia".

Lula afirmou que o governo federal deve trabalhar em conjunto para recuperar a moradia da população desabrigada.

"O senhor [prefeito] só tem de arrumar um terreno mais seguro para que a gente possa dizer para as pessoas 'vocês vão voltar a ter um ninho de vocês para cuidar da família de vocês'", disse.

O presidente estava de folga na Bahia, mas interrompeu o descanso de Carnaval. Ele havia embarcado para Salvador na sexta-feira (17), e a intenção era passar o Carnaval na Base Naval de Aratu até terça-feira.

Processo lento

O prefeito de São Sebastião disse que o processo de reconstrução da cidade será lento, em função dos estragos nas rodovias. "Os bairros ainda se encontram isolados. O esforço é salvar vidas", afirmou o prefeito.

O acumulado de chuvas em menos de 24 horas entre sábado e domingo ultrapassou 600 mm em Bertioga (683 mm) e São Sebastião (627 mm), quantidade esperada para todo o mês de fevereiro.

Até o momento, a Defesa Civil confimou 36 mortes, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Ainda de acordo com as autoridades, há ao menos 40 desaparecidos.

O governador de São Paulo decretou estado de calamidade pública em seis cidades da região.