Topo

Esse conteúdo é antigo

'Há risco de chuva forte e novos deslizamentos no litoral', diz Cemaden

Barra do Sahy, em São Sebastião, após as chuvas do final de semana - Reprodução
Barra do Sahy, em São Sebastião, após as chuvas do final de semana Imagem: Reprodução

Fabíola Perez

Do UOL, em São Paulo

20/02/2023 16h52

Um dia após um temporal ter arrasado municípios do litoral norte de São Paulo, a previsão é de chuva forte e novos deslizamentos na região.

O pesquisador e meteorologista do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Giovanni Dolif, afirmou que não há previsão de volumes como os observados durante o fim de semana, mas deve chover muito nessas cidades.

Estamos no período de estação chuvosa, então, ainda podemos ter chuva no litoral. Pode haver uma pancada de chuva forte, mas não tem previsão, por enquanto, de volumes de chuva extraordinários como os ocorridos no último final de semana."
Giovanni Dolif, meteorologista do Cemaden

De acordo com o boletim de previsão de riscos do órgão para terça-feira (21), "considera-se muito alta" a possibilidade de "movimentos de massa na Baixada Santista e o Litoral Norte Paulista com especial atenção para a faixa que vai do Guarujá até a porção sul de Ubatuba."

"Os acumulados extremamente elevados registrados entre o último sábado e domingo, associados à ocorrência generalizada de movimentos de massa, juntamente com a previsão de possibilidade de pancadas a partir da tarde de terça-feira, indica a possibilidade da ocorrência de novas rupturas e deslizamentos residuais em locais onde o solo encontra-se saturado e o lençol freático elevado."
Boletim Cemaden

O documento afirma que que é necessário ter atenção especial às construções localizadas sobre ou abaixo de encostas.

Na região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, o boletim considera médio o risco de movimentos de massa, que podem ser suficiente para deflagrar deslizamentos de terra pontuais.

Essa quantidade de mais de 600 milímetros de chuva é extraordinária. Naquela região em todo mês de fevereiro chove cerca de 300 milímetros no acumulado do mês todo, foi o dobro do que chove no mês inteiro em praticamente 24h."

'Não é hora de viajar para a capital'

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu hoje, em encontro com o presidente Lula e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), que quem estiver no litoral não tente voltar para a capital agora.

Segundo ele, sem comunicação, pessoas estão com dificuldade inclusive de fazer compras com cartão de crédito e débito. "Temos pessoas que estão bem, mas sem comunicação."

O ideal é que essas pessoas não façam ainda porque ainda temos vários pontos de bloqueios nas rodovias. A ideia é que podemos liberar hoje até a Barra do Sahy na direção norte para acessar a Tamoios"
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo