Topo

Chuvas em SP: Bombeiros e moradores trabalham em área de deslizamento

Do UOL, em São Paulo

21/02/2023 17h21

Bombeiros e moradores trabalham lado a lado para tentar salvar o Morro do Skimo, em Juquehy, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas, que transformaram ruas em rios de lama, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Em um vídeo obtido pelo UOL, é possível ouvir os bombeiros conversando com os moradores e pedindo ajuda nos trabalhos. "Não somos melhor do que ninguém, não viemos desmerecer o trabalho de ninguém. A gente veio trazer segurança porque a gente não quer que ninguém se torne vítima", diz bombeiro.

Queremos ajudar, mas queremos ajudar da maneira mais segura e eficiente. Se a gente unir toda a força, a gente consegue acabar com esse barranco. Aceito sugestão dos senhores que moram aqui."
Bombeiro

Até o momento, 46 mortes foram confirmadas pelas autoridades —13 já foram identificadas e tiveram seus nomes divulgados pelas prefeituras. A tragédia deixou uma criança de 7 anos morta em Ubatuba e outras 45 pessoas em São Sebastião.

O desastre que deixou a população sem água, luz e internet, e interditou estradas, fez com que cerca de 2.500 pessoas tivessem de abandonar suas casas, segundo o governo estadual.

O volume de chuva ultrapassou os 600 mm em São Sebastião e em Bertioga, em menos 24 horas, o que é considerado um "evento climático extremo". É o volume de chuvas recorde registrado em um só dia no Brasil.