Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva em SP causa alagamentos e queda de árvores

Do UOL, em São Paulo

23/02/2023 16h12Atualizada em 23/02/2023 19h53

A chuva forte provocou na tarde de hoje pontos de alagamento e a queda de árvores na região metropolitana de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Houve ainda o desabamento de um barranco em Ferraz de Vasconcelos (SP). Três casas foram atingidas. Uma pessoa estaria soterrada.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) colocou toda a capital paulista em estado de atenção por volta das 15h. Às 16h52, o órgão decretou o fim do alerta.

O temporal causou até agora

  • 11 pontos de alagamento (três transitáveis e oito intransitáveis);
  • 57 queda de árvores;
  • 8 desabamentos.

Às 15h06. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência do desabamento de um barranco sobre três residências, em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana. Cinco equipes foram deslocadas para o local. Um homem estaria soterrado.

Às 15h28. Outras duas equipes se deslocaram para a rua Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, zona leste, devido à enchente que se formou na região.

Às 16h52. O CGE decretou o fim do estado de atenção para toda a cidade de São Paulo.

Às 17h26. A CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 15 km de lentidão na zona sul da capital e 3 km, na oeste.

De acordo com dados parciais do CGE da Prefeitura de São Paulo, até às 16h52, choveu na 14,4 mm (isso equivale a cerca de 14 litros num metro quadrado).

Desabamento em Ferraz de Vasconcelos (SP) - Divulgação/Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Uma pessoa estaria soterrada após desabamento de barranco que atingiu três casas
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Valor acumulado de chuva por região

  • zona oeste - 25,7 mm
  • zona norte - 8,0 mm
  • zona sul - 16,4 mm
  • centro - 5,1 mm
  • zona leste - 12,6 mm

Segundo o CGE, a previsão para São Paulo é de chuva leve e isolada nas próximas horas. Amanhã, mínima de 19°C e a máxima é 30°C, com chuva forte à tarde.

Cuidado com a transmissão de doenças

Além da preocupação com a segurança, autoridades lembram que é preciso tomar cuidado com a transmissão de doenças como a leptospirose em caso de exposição às águas de enchentes.

Isso porque a chuva é um importante fator de carregamento de bactérias e fungos, e o contato com a água contaminada favorece essas e outras doenças.

O que é a leptospirose e como ela é transmitida

  • É infecção causada pela bactéria Leptospira interrogans.
  • É transmitida pela urina de ratos.
  • Quando chove em excesso, a leptospira é transferida para a água --além disso, quando a água sobe, ratos nadam e também podem urinar diretamente em enchentes.
  • A bactéria se mantém viva na água da chuva e pode permanecer nos resíduos úmidos, como a lama.
  • Casos em que uma pessoa transmite leptospirose para outra são raríssimos.

A bactéria se aproveita para invadir o organismo através de pequenas lesões, mas também tem facilidade para penetrar pelas mucosas da boca e dos olhos.

Em entrevista ao UOL News, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre as ações adotadas na capital para evitar que aconteçam tragédias como a que devastou o litoral norte do estado após fortes chuvas.