Topo

Esse conteúdo é antigo

Carteira do Google permitirá compras de passagens do Metrô e CTPM em SP

O passageiro poderá comprar até 10 bilhetes unitários pelo aplicativo de uma única vez - Mariana Pekin/UOL
O passageiro poderá comprar até 10 bilhetes unitários pelo aplicativo de uma única vez Imagem: Mariana Pekin/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/03/2023 16h44

A partir de hoje (1º) passageiros que utilizam as linhas do Metrô e da CPTM na Grande São Paulo poderão comprar suas passagens com a Carteira do Google.

O novo serviço

  • Google e Autopass anunciaram a novidade para a compra de passagens. A nova funcionalidade da Carteira Google permitirá que passageiros usem a Carteira Google para comprar e armazenar bilhetes do metrô e da CPTM
  • O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela Plataforma TOP, sem que o passageiro precise enfrentar filas nos guichês.
  • O passageiro poderá comprar até 10 bilhetes unitários pelo aplicativo de uma única vez. O pagamento poderá ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Play, sem custo ou taxas adicionais. O bilhete QR Code ficará disponível na tela inicial da Carteira Google e o passageiro terá apenas que aproximar a tela do smartphone ao visor da catraca.
  • Para acessar a funcionalidade, basta ir à Carteira do Google e tocar na opção "Adicionar à Carteira". Na sequência, é necessário selecionar o item "Cartão de transporte público" e, em seguida, o passageiro irá localizar a opção de compra de bilhetes por cidade.

Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si. A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar. Natacha Litvinov, líder de Estratégia e Operações para Pagamentos do Google Brasil

Além do transporte por trilhos na Grande São Paulo, a Carteira do Google já oferece opções de uso de bilhetes ou pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro e de Brasília. No entanto, é a primeira vez que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete seja feito a partir da Carteira do Google no Brasil.