Topo

Esse conteúdo é antigo

Piloto morre e filha está em estado gravíssimo após queda de avião em BH

11.mar.2023 - Avião monomotor cai em residências no bairro Jardim Montanhês, próximo ao Aeroporto Carlos Prates, em BH - Corpo de Bombeiros MG/Divulgação
11.mar.2023 - Avião monomotor cai em residências no bairro Jardim Montanhês, próximo ao Aeroporto Carlos Prates, em BH Imagem: Corpo de Bombeiros MG/Divulgação

Do UOL, em Brasília e São Paulo

11/03/2023 17h20Atualizada em 11/03/2023 21h07

Um piloto de 60 anos morreu após a queda de um avião monomotor de pequeno porte na tarde de hoje em Belo Horizonte. A filha da vítima, que era passageira, está internada em estado gravíssimo. A informação é da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).

O avião se chocou contra residências após a queda. As duas vítimas foram resgatadas inconscientes da aeronave, com politraumatismo e em estado gravíssimo. Eles foram levados ao Hospital João 23, em Belo Horizonte.

O idoso não resistiu aos ferimentos, segundo a Fhemig. Já a filha "continua sendo assistida pela equipe".

Não houve vítimas nos imóveis atingidos. A queda ocorreu no bairro Jardim Montanhês, nas proximidades do Aeroporto Carlos Prates, que recebe monomotores e aviões de pequeno porte na região nordeste de Belo Horizonte.

Não há risco de explosão. Os tanques situados nas duas asas da aeronave foram encharcados com espuma mecânica, informaram os Bombeiros.

A Polícia Civil foi acionada e iniciou os trabalhos de perícia no local.

Dois acidentes com avião no mesmo dia

Horas antes do acidente no bairro Jardim Montanhês, outro monomotor fez um pouso forçado e ninguém se feriu. O acidente ocorreu por volta das 11h em Sabará, região metropolitana de BH.

O piloto acionou o paraquedas da aeronave para amortecer a queda (veja no vídeo acima).

A aeronave transportava seis pessoas: quatro adultos, uma criança de três anos e um recém-nascido.

Devido ao sistema de amortecimento, ninguém se feriu. Quando os Bombeiros chegaram ao local, o grupo dispensou atendimento médico. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado e vai apurar o caso.