Polícia prende 21 após ataques criminosos em ao menos 15 cidades do RN
Novos ataques foram registrados ao longo desta terça-feira (14) no Rio Grande do Norte, após uma madrugada de ações coordenadas por uma facção criminosa. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança, 21 pessoas foram presas.
Quais foram os novos ataques:
- Na capital Natal, dois ônibus foram incendiados na tarde de hoje, segundo o Corpo de Bombeiros.
- Quatro homens armados renderam o motorista e colocaram fogo em um micro-ônibus em Parnamirim. No início da tarde, um caminhão também ficou carbonizado no município;
- Em Mossoró, cinco carros foram queimados em um posto de abastecimento de combustíveis da prefeitura. Em Macaíba, um ônibus já foi destruído pelas chamas;
- Os primeiros ataques ocorreram na madrugada de hoje. Ao menos 15 cidades registraram ações criminosas;
- Um homem morreu e outros 21 foram presos. Em alguns locais, aulas foram suspensas.
- Em Natal, a frota de transporte coletivo foi recolhida para as garagens e a coleta domiciliar de lixo também foi suspensa na noite de hoje. Amanhã, a avaliação da prestação dos serviços será feita a cada turno.
Chegaram dois rapazes com as armas na mão e eu fiquei sem ação de nada. Só mandaram eu descer do carro. Eu ainda quis avançar o caminhão e disseram 'se quiser morrer queimado, continue aí.
Motorista de caminhão incendiado em Parnamirim, à TV Tropical
Imagens obtidas pelo UOL mostram o momento em que policiais se aproximam das chamas após dois ônibus terem sido incendiados no bairro Mãe Luiza, na capital Natal. A região é considerada um dos redutos do Sindicato do Crime, facção criminosa apontada como suspeita de ter orquestrado os ataques.
No vídeo, é possível ver a presença de crianças com mochilas nas costas nas imediações.
Tacaram fogo em outro ônibus agora (...). A polícia desceu pra lá
Morador que gravou um dos vídeos de veículos queimados
Em outro vídeo, é possível ver a fumaça do incêndio em meio aos prédios de Natal.
O que foi apreendido nas operações (segundo a Secretaria de Segurança Pública)
- 5 armas de fogo
- 18 artefatos explosivos
- 6 galões de gasolina s
- 5 motos
- 1 carro
- Dinheiro
- Drogas
- Munições
Ônibus recolhidos e aulas canceladas. Toda a frota de ônibus de Natal está sendo recolhida para as garagens após novos ataques. A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro).
Em Mossoró, maior cidade do interior do estado, a prefeitura suspendeu as aulas nas escolas públicas. Em nota, o município diz que, junto com a empresa Cidade do Sol, concessionária do transporte coletivo no município, decidiu suspender a operação de ônibus na cidade "por questões de segurança dos passageiros."
As Universidades Estadual do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ficarão fechadas no dia de hoje. A paralisação ocorre nas unidades dos municípios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Angicos, Caraúbas e Serra de São Bento.
Suspensão de visitas no sistema prisional. Outra medida adotada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi a suspensão das visitas e audiências dentro do sistema prisional do Rio Grande do Norte hoje.
Reflexos em estado vizinho. Por conta dos ataques, o governo da Paraíba reforçou a segurança nas 20 cidades que fazem dívida com o Rio Grande do Norte. A ideia é fazer blitz para evitar que criminosos deixem o estado a caminho da Paraíba pelas rodovias.
O que dizem as autoridades
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai prestar apoio ao Rio Grande do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.