Topo

Menina de 12 anos sequestrada no Rio por contato do TikTok é achada no MA

Do UOL, em São Paulo

15/03/2023 10h32Atualizada em 15/03/2023 18h07

Uma menina de 12 anos do Rio de Janeiro, que estava desaparecida havia 8 dias, foi encontrada ontem em São Luís (MA) após ser sequestrada por um homem de 25 anos que conheceu nas redes sociais.

O que aconteceu?

  • O homem encontrou a garota na saída da escola, em Sepetiba (RJ), a colocou em um carro de aplicativo e viajou até a capital maranhense. Ao todo, eles rodaram mais de 3 mil km em uma única viagem, que durou quatro dias.
  • A corrida teria custado cerca de R$ 4 mil. O motorista de app será ouvido para justificar por que aceitou a corrida e se teve relação com o crime;
  • A Polícia Civil do Maranhão encontrou a vítima trancada em uma quitinete no bairro Vila Luizão. A família da garota fazia campanha para encontrá-la, já que ela era considerada desaparecida;
  • A menina conseguiu pedir ajuda à irmã por Instagram quando teve acesso à internet em uma loja de roupas que o homem a levou. Ela não sabia em qual cidade estava, mas informações da loja de roupas fez com que a polícia localizasse a quitinete.
  • O homem foi preso em flagrante e, em depoimento, confessou ter beijado a garota. Os crimes cometidos serão apurados pelas polícias dos dois estados, informou a Polícia Civil do Maranhão.

O homem e a garota se conheceram há dois anos pelo TikTok, quando a menina tinha apenas 10 anos, apontam as informações iniciais da investigação. Ele foi de avião até o Rio de Janeiro, após marcar um encontro com a menina, informou o delegado maranhense Marcone Matos.

A polícia investiga se a menina foi vítima de estupro de vulnerável e já vai indiciar o homem por sequestro e cárcere privado.

A família notificou a polícia sobre o desaparecimento da criança no dia 6 de março depois que ela não voltou da escola. Desde então, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros do Rio de Janeiro apurou a possibilidade dela ter ido a um encontro com uma pessoa que conheceu pela internet — o que foi confirmado.

Segundo disse a delegada Elen Souto, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, à TV Globo, a menina não sabia em qual cidade estava —somente que era no Maranhão — e afirmou que ficava trancada em uma quitinete enquanto o sequestrador trabalhava.

Após o cruzamento de dados e o acionamento das autoridades no Maranhão, uma equipe da Delegacia de Proteção à Pessoa conseguiu identificar o local do cárcere e resgatar a criança.

Nós conseguimos uma localização em que ela se encontrava trancada em uma quitinete, por volta das 17h30. Ela estava sozinha lá dentro, um pouco assustada. Nós nos identificamos, falamos com ela e disse que iríamos levá-la até uma unidade de policia e entraríamos em contato com a família, que estava desesperada."
Delegado Marcone Matos, da Polícia Civil do Maranhão, ao UOL

Em seguida, moradores de quitinetes vizinhos apontaram que o sequestrador trabalhava próximo ao local. Agentes da Polícia Civil o prenderam em flagrante por cárcere privado. Ele está no Centro de Triagem da polícia aguardando direcionamento para o sistema prisional.

A garota foi encaminhada para a Casa da Mulher Brasileira em São Luís enquanto aguarda a chegada dos pais em São Luís. Também acompanham o caso psicólogas e assistentes sociais da Casa da Mulher, bem como o Conselho Tutelar do Maranhão e do Rio.

Nas redes sociais, a família da menina promovia uma vaquinha para conseguir pagar os voos de ida e volta. Segundo o delegado Marcone Matos, uma investigadora da Polícia Civil do Rio acompanhará a família, que deverá passar por uma audiência na Vara da Infância e Juventude, já que a garota não estava com documentos quando foi encontrada.