Topo

Esse conteúdo é antigo

'Dignidade na prisão não é regalia', diz pesquisadora sobre ataques no RN

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2023 13h54

A antropóloga e professora Juliana Melo afirmou no UOL News que os ataques no Rio Grande do Norte são uma forma de protesto dos detentos por condições melhores nos presídios.

Está sendo divulgado com várias versões reducionistas, como destruir o governo da Fátima Bezerra, que é petista. Outras teses são de que os presos estão lutando por regalias; acesso a um remédio é regalia? Não ser contaminado com uma doença é regalia? Não ser obrigado a tomar a própria urina é regalia? Dignidade não é regalia".

Não podemos pensar no crime organizado sem a participação do estado. Essas demandas que eles estão fazendo são justas, e se o estado tivesse feito um esforço maior nos últimos cinco anos de investigar e cobrar uma atuação mais profunda dos órgãos responsáveis, não estaríamos nesse nível que estamos agora".

Ataques aterrorizam o Rio Grande do Norte

  • O Sindicato do Crime promove ataques em cidades do Rio Grande do Norte desde a madrugada de terça-feira (14). Até a manhã de hoje, 71 suspeitos foram presos e um adolescente apreendido.
  • O governo Lula autorizou intervenção nas penitenciárias do estado por 30 dias. Agentes da Força Nacional também foram enviados para auxiliar na segurança.
  • Alicate foi transferido para um presídio federal após os ataques. Em janeiro deste ano, ele foi capturado em Goiana (PE), apontado como o criminoso mais procurado do Rio Grande do Norte.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: