Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Metrô diz que vai liberar catracas se funcionários voltarem a trabalhar

Do UOL, em São Paulo

22/03/2023 21h30Atualizada em 23/03/2023 10h01

O Metrô de São Paulo afirmou que vai liberar as catracas desde que os funcionários voltem a trabalhar.

O que aconteceu:

  • A empresa enviou um ofício ao sindicato da categoria. O documento questiona em quanto tempo 100% dos funcionários conseguem voltar a trabalhar.
  • A presidente do sindicato convocou os metroviários a voltarem imediatamente aos postos de trabalho. "Estamos orientando a todos a voltarem neste momento para os seus postos de trabalho, de todas as áreas", disse Camila Lisboa em um vídeo publicado nas redes sociais.
  • Ainda não há previsão de quando as linhas paralisadas voltarão a operar.
  • No momento, as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha de metrô e o monotrilho da linha 15-prata.
  • O rodízio municipal está suspenso.
  • Funcionam normalmente as linhas 4-amarela e 5-lilás, operadas pela iniciativa privada.
  • As linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também estão operando normalmente, mas não há acesso à integração com o metrô nas linhas paralisadas.
  • Por conta da greve, a SPTrans reforçou as linhas de ônibus na capital.

A greve foi decidida em assembleia na quarta-feira (22). Metroviários solicitam a abertura de concurso público para contratações emergenciais, fim das terceirizações e o restabelecimento do adicional de periculosidade em alguns cargos. Além disso, os funcionários pedem o pagamento de abono salarial compensatório referente aos três anos trabalhados durante a pandemia.

O Metrô anunciou que "acionará seu plano de contingência para minimizar os transtornos a quem precisa do transporte, possibilitando o funcionamento de trechos importantes do sistema". As quatro linhas afetadas pela greve transportam diariamente, em média, 2,8 milhões de passageiros.

A SPTrans criou duas linhas de ônibus e reforçou a frota de outras 13 já existentes que atendem os eixos das linhas de Metrô. Além disso, determinou a manutenção da frota operacional em 100% ao longo do dia, inclusive entre os picos.

lotação - 23.mar.2023 - Alisson Sales/Fotorua/Estadão Conteúdo - 23.mar.2023 - Alisson Sales/Fotorua/Estadão Conteúdo
Passageiros enfrentam ônibus lotado na estação Tatuapé do Metrô, na zona leste de São Paulo, em dia de greve do metrô
Imagem: 23.mar.2023 - Alisson Sales/Fotorua/Estadão Conteúdo

Como está funcionando a CPTM

  • As cinco linhas da pela empresa operam normalmente. As transferências para as linhas paralisadas que operadas pelo Metrô estão fechadas.
  • O serviço expresso da linha 10, que circula entre as estações Santo André e Tamanduateí, está suspenso porque a integração do metrô com a estação Tamanduateí está fechada.
greve - Werther Santana/Estadão Conteúdo - Werther Santana/Estadão Conteúdo
Movimento intenso de passageiros na estação Itaquera do Metrô, na zona leste, por causa da greve dos metroviários
Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Reunião entre Metrô e funcionários não teve acordo

  • TRT-2 (Tribunal do Trabalho da 2ª Região) informou que não houve acordo na reunião conciliatória entre funcionários e o Metrô nesta quarta-feira. Uma das reivindicações do sindicato seria a liberação das catracas.
  • O juiz recomendou que as negociações sejam retomadas e que eventuais punições aos metroviários grevistas sejam retiradas.
  • Ele também pediu para o sindicato dos trabalhadores encaminhe todas a reivindicações, de forma detalhada, até 1º de maio. Enquanto o Metrô se comprometeria a fazer reuniões ao longo de 30 dias (com calendário pré-definido) após o sindicato enviar as demandas.
  • O magistrado deu 48 horas para as partes informarem se aceitam ou não as sugestões.
  • Mais cedo, uma juíza do TRT-2 negou um pedido do Metrô para fixar um número mínimo de funcionários trabalhando em caso de greve.