Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciclone bomba atinge Rio de Janeiro e litoral paulista no fim de semana

Ciclone bomba deve trazer ressaca ao Rio de Janeiro neste final de semana - André Melo/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ciclone bomba deve trazer ressaca ao Rio de Janeiro neste final de semana Imagem: André Melo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

31/03/2023 12h52

O fim de semana no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo deve ser marcado pela passagem de um ciclone extratropical conhecido como ciclone bomba. O fenômeno pode causar chuvas fortes nos dois estados.

A previsão:

Com o fenômeno, há probabilidade de ressaca e a possibilidade de formação de ondas de até 3,5m, além de pancadas de chuva.

De acordo com o Climatempo e o Metsul, o fenômeno passará pelo oceano, distante da costa. Isso significa que os efeitos da ventania não inspiram muita preocupação no continente e devem se limitar à ressaca e às grandes ondas.

Ainda que não haja previsão de estragos causados por vendaval, o ciclone pode trazer fortes chuvas para São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso, a população deve ficar atenta, em especial no Rio de Janeiro.

O pico da ressaca acontecerá entre domingo (2) e segunda-feira (3) e abrange todo o litoral paulista. No Rio de Janeiro, os efeitos serão sentidos da Costa Verde à Região dos Lagos.

Antes de atingir o Sudeste, o ciclone já causou fortes ventos no sul do Rio Grande Sul e ressaca no litoral de Santa Catarina - esta que continua durante os próximos dois dias.

Segundo o Climatempo, o ciclone bomba é um ciclone extratropical com ventos muito intensos. Ele recebe esse nome porque em seu centro acontece uma rápida queda de pressão atmosférica, o que causa um "efeito bomba".

A frente fria associada ao fenômeno ainda vai derrubar as temperaturas em todos os estados do Sul do país.