Combate à violência passa pela reestruturação da escola, diz especialista
A especialista em psicologia da educação Flavia Vivaldi afirmou durante participação no UOL News desta quarta-feira que o combate à violência nas escolas passa por uma restruturação geral, tanto na formação dos profissionais quanto nas condições de trabalho.
Há uma necessidade de uma reestruturação que atinja não só a formação dos profissionais, mas condições de trabalho e, de fato, a revisão de currículo. Nós precisamos institucionalizar uma cultura não violenta e, para isso, há que se mexer inclusive nos currículos.
Segundo a especialista, é necessário atualizar o currículo de formação profissional para que eles saibam lidar com a segurança nas escolas.
Como eu venho da educação, desde sempre eu conheço as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, pedagogia, e sei que não há uma abordagem mais aprofundada, não há uma atualização do ponto de vista das pesquisas científicas que tratam dessa temática a ponto de possibilitar para esse profissional de educação condições e segurança para lidar com essas pautas.
Unidade policial criada após chacina de 2018 evitou crimes semelhantes, diz subprocurador do MPSC
Em entrevista ao UOL News, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público de Santa Catarina, Júlio Fumo Fernandes, falou sobre como as investigações serão realizadas para esclarecer o ataque a uma creche em Blumenau.
Questionado sobre como o Ministério Público tem atuado para tentar conter os ataques, ele afirmou que a Cyber Gaeco já conseguiu identificar e evitar crimes semelhantes no estado.
Desde o advento do Cyber Gaeco conseguimos evitar não necessariamente tragédias como essa, mas situações parecidas que conseguimos evitar a partir da adoção dessa ferramenta de investigação.
Sakamoto: Chacina de crianças em creche de Blumenau repete a de Saudades, ambas em SC
O colunista do UOL Leonardo Sakamoto também falou sobre o ataque a crianças em uma creche de Blumenau. Ao comentar o assunto, ele recordou outro ataque, que deixou vítimas na cidade de Saudades, também em Santa Catarina.
Em maio de 2021, um homem entrou na creche, matou 3 bebês e outras duas professoras e depois tentou se matar. Não conseguiu e até agora está esperando julgamento. Ele usou um facão para isso.
Sakamoto afirmou que os ataques mostram a importância de se regular as armas de fogo.
É claro que se ele tivesse uma arma de fogo seria muito pior, por isso que armas de fogo precisam ser reguladas, limitadas. Seria muito pior a tragédia.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.