Após matar 4 crianças, autor de ataque responderá por homicídio qualificado
O homem suspeito de matar quatro crianças em uma creche em Blumenau (SC) responderá por homicídio triplamente qualificado e tentativas de homicídio —cinco crianças ficaram feridas. As vítimas eram filhos únicos, segundo o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt (Podemos). Os velórios vão acontecer a partir das 21h30 desta quarta-feira (5).
O que aconteceu
O agressor "responderá por 4 homicídios triplamente qualificados e por 4 tentativas de homicídios triplamente qualificados", segundo o delegado-geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel. Uma audiência de custódia está marcada para amanhã.
Os agravantes do crime são motivo fútil, meio cruel, contra menor de 14 anos e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Os investigadores vão recuperar o conteúdo do computador e das redes sociais do agressor. O delegado-geral afirmou que o homem preso tem ao menos quatro passagens pela polícia —uma delas por esfaquear seu padrasto.
O delegado-geral afirmou também que o governo havia começado a articular um plano de prevenção nas escolas. A decisão aconteceu após o ataque em uma escola de São Paulo na semana passada.
A proposta é realizar, por exemplo, um levantamento para identificar as vulnerabilidades das escolas de Santa Catarina. Depois disso, a ideia é criar mecanismos para prevenir eventuais ataques. Um deles é traçar perfis de comportamento.
Os professores também devem passar por treinamentos da Polícia Militar para situações de ataques em escola.
"Nos últimos 14 meses, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais realizou cinco operações policiais envolvendo circunstâncias de ameaças em escolas", disse o chefe da Polícia Civil.
O que as autoridades disseram
Nós vamos fazer uma análise do perfil psicológico desse indivíduo para que possamos traçar padrões de comportamento e começarmos a criar uma sistemática em Santa Catarina de perfis comportamentais de criminosos que, eventualmente, praticarem esses ilícitos penais."
Ulisses Gabriel, delegado-geral
Não tenho palavras para descrever a atitude desse indivíduo e não tenho palavras a não ser o conforto de Deus para as famílias que perderam seus filhos nesse momento tão trágico. São todos filhos únicos, então um desafio gigantesco e enorme para cada um, alguns até servidores municipais."
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau
[Tudo] indica que é fato isolado, não tem relação com outras práticas ou coordenada por jogo, rede social ou ação com criminosos. É uma situação pontual, um caso isolado".
Ulisses Gabriel, delegado-geral
Temos uma conversa com governador para tratarmos de providências do que vai ser feito nos próximos dias no estado todo. Temos um estado todo para cuidar."
Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante-geral da PM
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.