Topo

Caiado quer que professores revistem mochila de alunos suspeitos de ataques

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2023 18h46Atualizada em 12/04/2023 19h51

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse hoje ao UOL News que já foi dada autorização para revistas de mochilas de alunos suspeitos de ataques.

Já determinei para que todos os professores, professoras, coordenadores ou quem de direito possa revistar as mochilas daqueles tantos que achem necessário ou sob suspeição. Essa já foi uma autorização passada por nós.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás

A ação de Caiado acontece após um aluno de 13 anos ter entrado armado com uma faca e ferido colegas em uma escola do estado.

Caiado defende que pais 'coniventes' ou 'omissos' sejam responsabilizados por crimes de filhos

O governador também defendeu que os pais que forem identificados como omissos com relação ao que os filhos estavam tramando antes dos ataques em escolas também devem ser responsabilizados pelos crimes cometidos.

Se naquele momento foi identificado pelo delegado de policia que houve conivência ou omissão intencional do pai diante daquele fato, o pai deve ter de responder por aquele crime praticado pelo filho, exatamente isso."

Para Caiado, "os pais não podem simplesmente lavar as mãos e deixar outros pais chorando sobre o cadáver de uma criança".

Tem que existir uma ação que seja educativa e também mostrando aos pais a responsabilidade que eles têm de acessar o conteúdo das redes socais de seus filhos para que essa pessoas não sejam utilizadas."

Musk se achar 'absolutista da liberdade de expressão' não dá o direito de ferir leis brasileiras, diz professor

O professor assistente do Departamento de Estudo de Mídia na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, criticou a decisão do Twitter de não querer retirar da plataforma conteúdos de ódio e incentivo a ataques às escolas.

Durante participação no UOL News, Nemer disse que "incentivar um crime não está protegido pelas leis de liberdade de expressão".

"Não é porque o dono da plataforma Twitter (Elon Musk) se acha absolutista dentro desse entendimento de liberdade de expressão onde tudo é valido, que as leis dele devem sobrepor a nossa Constituição".
Nemer afirmou que as leis dos países devem ser respeitadas e estão acima das políticas das plataformas.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: