Anta morre por raiva após ser mordida por morcego no interior de SP
Uma anta morreu em decorrência de raiva após ser resgatada próxima a uma área de preservação ambiental. O caso aconteceu em São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo.
O que aconteceu:
O sequenciamento do vírus mostrou que a transmissão da doença ocorreu por mordida de morcego-vampiro, informou o CRAS, um centro de reabilitação de animais silvestres, em São Roque (SP).
O animal morreu no dia 27 de março, mas a confirmação da causa da morte só veio na última sexta-feira (14).
A anta, da espécie Tapirus terrestris, foi resgatada no dia 16 de março, com uma possível fratura na pata. O animal recebeu atendimento veterinário, mas após alguns dias apresentou distúrbios neurológicos.
O local em que a anta ficou acomodada precisou ser totalmente esterilizado para evitar a transmissão da doença para outros animais.
Nas redes sociais, o Núcleo da Floresta lamentou a morte da anta e alertou a população. O CRAS explicou que a interação entre os grandes mamíferos e os morcegos hematófagos (grupo de animais ou parasitas que se alimentam de sangue) é natural em ambiente silvestre.
Mas, com a confirmação da circulação do vírus da raiva, medidas de controle e monitoramento precisam ser tomadas. O órgão alertou que se trata de uma "zoonose", ou seja, pode passar para humanos, com taxa de letalidade de praticamente 100%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.