Topo

'Um vídeo infeliz', diz defesa de jovem que atropelou suspeito e debochou

Do UOL, em São Paulo

04/05/2023 15h58Atualizada em 04/05/2023 16h24

O advogado de defesa de Christopher Gonçalves Rodrigues, motorista que atropelou e matou Matheus Campos Silva, 21, em São Paulo, afirmou que foi acidental e que os vídeos de deboche foram gravados quando Christopher estava nervoso.

Ele é um rapaz jovem e, tal qual a maioria da população que vive em São Paulo, está cansado de tanta violência. No meu ponto de vista não foi incitação ao crime. Foi um desabafo de um rapaz que está cansado de tanta violência. Foi um vídeo infeliz."
André Nino, advogado de defesa de Christopher

Matheus é suspeito de furto, e o caso ganhou repercussão após o atropelador gravar um vídeo dizendo "menos um fazendo o 'L'" (símbolo usado pelos eleitores de Lula durante as eleições de 2022).

O que diz a defesa

André Nino assumiu a defesa do motorista na manhã de hoje. Ele foi à delegacia que investiga o caso e afirmou que ainda não tem "nenhuma estratégia" porque tomou conhecimento do caso hoje.

Christopher não sabia que Matheus era suspeito de um furto no momento do atropelamento, disse o advogado.

Somente depois que o rapaz estava debaixo do carro que a vítima [do furto] se aproximou e informou que ele tinha roubado o telefone do painel do carro."
André Nino, advogado de defesa de Christopher

Sobre os deboches de Christopher, o advogado afirmou que "vai depender muito da interpretação do delegado". A Polícia Civil vai investigar se houve incitação ao crime por postagem nas redes sociais do atropelador Christopher.

Por tudo que eu tive acesso, não demonstra que foi intencional, porque ele só tomou conhecimento do furto após o acidente."
Advogado de defesa

O que diz a família de Matheus

A primeira versão apresentada para a família era a de que Matheus teria morrido em um acidente comum de trânsito e que o autor teria fugido.

Durante o enterro, os familiares receberam vídeos que mostram Matheus pedindo socorro e Christopher debochando da situação.

Os vídeos começaram a circular em grupos de motoristas de aplicativo, segundo as irmãs da vítima. Paloma Campos Santiago e Talita Mayara estiveram ontem no 5º DP (Aclimação), que apura o caso.

Ele teve a intenção de matar meu irmão. Ele nem sabia o que estava acontecendo e se meu irmão tinha roubado celular. Ele simplesmente veio, atropelou e ficou debochando da situação".
Paloma Campos Santiago, irmã de Matheus, no UOL News

O que mais diz a defesa do motorista

O advogado negou que Christopher tenha divulgado os vídeos em grupos de motoristas de aplicativo. Disse que seu cliente postou apenas em sua conta do Instagram que era fechado.

Ele fez um vídeo ao vivo, alguém gravou a tela e divulgou. A intenção dele não era ter notoriedade. É uma questão subjetiva o que ele falou, não tem como eu saber o que ele quis dizer."

Nino também declarou não ter certeza se foi Christopher quem chamou os bombeiros ou se foi a vítima do suposto furto.

Como estão as investigações

O delegado Percival Alcântara, titular do 5º DP, disse que o caso foi inicialmente registrado como "furto" e "morte suspeita".

O foco é mostrar se o atropelamento foi intencional (homicídio doloso) ou acidental (homicídio culposo), segundo o delegado responsável pelas investigações.

Depois vamos analisar se os vídeos incitam o crime. Estamos levantando o máximo de provas possíveis porque não temos imagens [do circuito de segurança]. Também estamos apurando se ele prestou socorro ou se outra pessoa pediu."
Percival Alcântara, delegado

A vítima do furto será ouvida hoje no 5º DP, para reconhecer ou não Matheus como autor do furto.

Mesmo se ele tivesse furtado e fugindo, isso não dá o direito de ninguém fazer justiça com as próprias mãos. Ninguém pode atropelar e matar uma pessoa porque ela estaria em fuga."
Percival Alcântara, delegado

Segundo o delegado, Christopher afirmou na delegacia que o atropelamento foi acidental. O atropelador não quis apresentar um advogado até o momento para o caso.