Tropa de elite temida nos EUA: como atua a Swat, citada por Flávio Dino?
A Swat é considerada uma das tropas de elite mais temidas do mundo. O nome do grupo de armas e táticas especiais dos EUA voltou à tona hoje, depois que o ministro da Justiça, Flávio Dino, ironizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES), citando a Swat.
O que é a Swat?
Swat significa, em inglês, Special Weapons and Tactics; na tradução, Armas e Táticas Especiais.
O grupo especial foi criado nos Estados Unidos após incidentes ocorridos na década de 1960 em Los Angeles.
A Swat é acionada quando a polícia convencional não é capaz de conter determinados problemas. O grupo possui treinamento militar e experiência em campo.
Policiais da Swat têm armamento pesado. Eles são equipados com submetralhadoras, gás lacrimogêneo, granadas de mão e rifles para atiradores de elite.
O grupamento especial atua em casos ligados a terrorismo e ataques a escolas.
A Swat já serviu de inspiração para seriado de TV, filme e outras produções audiovisuais.
Existe algo equivalente no Brasil?
Não existe nenhuma força nacional nos moldes da Swat no Brasil, mas em alguns estados, como Rio e São Paulo, há grupos de atuação reforçados.
O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi criado no Rio em 1978 e atua em grandes negociações com reféns e operações de combate ao crime nas favelas com armamento reforçado. A atuação do Bope rendeu livro e até filme — o aclamado Tropa de Elite, em 2007.
Há grupos de atuação reforçada em São Paulo. Na Polícia Civil, as forças que mais se assemelham à Swat são o Ger (Grupo Especial de Reação), que atua em ocorrências com reféns, e o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos). Na Polícia Militar, é o caso do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais). O grupo atua em situações de alto risco, contra terrorismo e desarmamento de bombas.
Existe ainda o COT (Comando de Operações Táticas), vinculado à Polícia Federal, com sede em Brasília. O grupo surgiu em 1983, fica em constante treinamento e tem como objetivo investigar sequestros de aviões, contrabando e terrorismo.
Dino x Do Val
Dino ironizou Marcos do Val citando a Swat, depois que o senador acusou o ministro de omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
Do Val afirma reiteradamente ser membro da Swat. Ele criou um curso em 1990 que diz já ter oferecido treinamento a agentes da tropa de elite dos EUA e outras organizações do país, como a Nasa e o FBI.
Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?
Flávio Dino
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.