Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

'Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores', diz Dino a Marcos do Val

Anna Satie e Marina Sabino

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Brasília

09/05/2023 11h36Atualizada em 09/05/2023 16h18

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), ironizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES) hoje durante audiência no Senado.

O que aconteceu

"Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?", respondeu Dino a Do Val, arrancando risos dos demais parlamentares.

Dino respondia a questionamento do senador, que o acusou de omissão durante os atos golpistas em 8 de janeiro. "Espero que o ministro seja afastado e, se possível até preso, como o ministro André Mendonça... quer dizer, do Anderson Torres, que nem no Brasil estava", disse Do Val, confundindo o ministro do STF com o ex-ministro da Justiça.

"Essas construções mentais que o senhor faz são muito singulares e realmente não têm suporte na realidade", disse Dino.

Marcos do Val diz reiteradamente ser membro da Swat, unidade especial da polícia dos Estados Unidos. Ele é fundador de um curso que diz já ter treinado agentes do órgão e outras corporações, como Nasa, FBI e Navy Seals (Força de Operações Especiais da Marinha dos EUA).

Dino também respondeu ao senador Sergio Moro (União-PR). "Se o senhor me faz perguntas esquisitas, eu tenho de lembrar ao senhor a lei. Foi-se o tempo em que se rasgava a lei, se jogava a lei fora no Brasil", disse.

Eu fui juiz, nunca fiz conluio com o Ministério Público. Nunca tive sentença anulada. Por ter sido um juiz honesto, por ter sido um governador honesto, é que eu não admito que ninguém venha dizer que eu tenho que ser preso.
Flávio Dino a Sergio Moro

O ministro Dino tem frequentado comissões do Congresso a pedido dos parlamentares. Hoje a audiência estava lotada, com 27 senadores inscritos. No mês passado, uma audiência com ele na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados teve brigas e interrupções.

Veja outras frases na comissão

Ninguém tem a capacidade de Eduardo Suplicy de resumir tudo em cinco minutos.
Magno Malta (PL-ES) sobre o tempo de fala para cada senador presente

Eu tô falando acho que para a parede. O ministro nem por educação está prestando atenção. Pessoal da situação, não vamos tumultuar isso aqui, não. Porque aqui não é CPMI ainda.
Marcos do Val (Podemos-ES) criticando Dino

E o senador Marcos do Val falou mais de dez minutos. Aliás, Marcos do Val [não falou] coisa com coisa. Não dá para entender o que ele fala aqui.
Eliziane Gama (PSD-MA) criticando o colega senador

Quem deu essa imunidade jurídica para cinco empresas que querem controlar o pensamento... É a imunidade do poder financeiro? Que quer inclusive ameaçar esse Parlamento, chantagear esse Congresso, chantagear os poderes políticos. [é interrompido com alguém pedindo calma] Eu? Eu sou um homem calmo. É que eu sou enfático, principalmente quando eu ouço besteira.
Flávio Dino sobre as medidas contra plataformas por apologia a violência

Cada real vale dois em mãos honradas.
Flávio Dino sobre investimento, ainda que insuficiente, no sistema prisional

Me perdoe. Eu estudei e tem lá no artigo 144 quais são as forças de segurança. Temos lá a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Ferroviária Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Penais. São essas as instituições de segurança. Nada além disso é segurança pública.
Fabiano Contarato (PT-ES), ex-delegado da Polícia Civil, alfineta Marcos do Val, que se diz da Swat

Esse homem está vindo ao Congresso Nacional pela quarta vez. Vamos liberar o homem para ir para o Ministério da Justiça trabalhar um pouquinho.
Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso

Não sou bedel de Vossa Excelência. Mas defendo que haja pacificação. A forma como Vossa Excelência se dirige passa uma contundência excessiva, até uma truculência.
Rogério Marinho (PL-RN) a Flávio Dino, ressaltando suas declarações sobre o PL das Fake News