Topo

Esse conteúdo é antigo

Ação do Bope na Penha e Alemão deixa 3 mortos; moradores acordam com tiros

Poste foi derrubado por blindado no Alemão em operação realizada pelo Bope nos complexos da Penha e Alemão hoje - Reprodução/Redes sociais
Poste foi derrubado por blindado no Alemão em operação realizada pelo Bope nos complexos da Penha e Alemão hoje Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

24/05/2023 08h54Atualizada em 24/05/2023 12h49

As polícias civil e militar do Rio de Janeiro realizam operações no Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã de hoje.

O que aconteceu?

"O objetivo da ação é realizar prisões de criminosos de outros estados" e lideranças locais que estariam nas comunidades, informou o comando do Bope (Batalhão de Operações Especiais) por meio da Polícia Militar.

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas na operação. A PM diz que foi alvo de disparos por um grupo de homens armados e escondidos na parte alta da região da Penha e Alemão e que os mortos entraram em confronto com agentes.

Agentes também fizeram uma operação na Comunidade da Flexal, no Engenho da Rainha, onde houve confronto entre homens armados e a PM. Na região, foram localizados uma moto e três carros roubados.

Ao todo, três fuzis e drogas foram apreendidos. Desde o início da manhã, moradores relatavam diversos tiros, além da presença de helicópteros.

Por volta das 12h40, equipes da PM ainda atuam em Manguinhos para checar a informação de possível fuga de criminosos para a região.

Operação acontece 1 ano após chacina

No dia 24 de maio de 2022, 23 pessoas foram mortas após uma incursão da Polícia Civil do RJ na Vila Cruzeiro, também no Complexo da Penha.

O massacre, 2º mais letal da história do Rio de Janeiro, fica atrás apenas do ocorrido na favela do Jacarezinho de maio de 2021, com 28 mortes.