Topo

Criadora do bumbum plus: quem é a falsa médica presa em SP

Do UOL, em São Paulo

01/06/2023 04h00

A falsa médica Marcela Gouveia foi presa em flagrante nesta semana em São Paulo. Ela usava o CRM de uma profissional com o mesmo nome, que descobriu a farsa ao ser contatada pelas redes sociais por uma paciente da falsa médica. A verdadeira médica marcou uma consulta com Marcela e acionou a Polícia Civil.

Leia também: 'Precisava saber a verdade': médica verdadeira conta como flagrou farsante

Quem é Marcela Gouveia?

Atendia como esteticista no bairro de Perdizes e usava o CRM de uma médica com o mesmo nome para pedir exames e prescrever receitas. Ela também apresentava um CRF, identificação do Conselho Regional de Farmácia.

Se apresenta como especialista em cannabis medicinal e medicina estética nas redes sociais. Tem mais de 86 mil seguidores no Instagram.

Se denomina criadora do "protocolo bumbum plus", procedimento com bioestimuladores de colágeno, que dão volume, sustentação e firmeza ao bumbum, melhorando também a aparência da celulite.

Diz ter certificação em "Fios de PDO" (tipo específico de lifting) na Coreia do Sul, e ser palestrante da Merz Aesthetics, líder global em estética, e da Ilikia, outra empresa do ramo.

Marcela oferece serviços de botox, preenchimentos, microagulhamento, enzimas, peeling, fios e bioestimuladores. Ela chegou a compartilhar vídeos mostrando detalhes de procedimentos. No site da clínica, afirma ser fundadora do local e responsável pelos procedimentos.

Na consulta do CNPJ da clínica, consta que a empresa foi aberta há mais de 4 anos pela própria Marcela, que é sócia administradora. O local tem como atividade principal "atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza" e "atividades de profissionais da área da saúde não especificadas anteriormente" como secundária.

O que aconteceu

A verdadeira médica recebeu uma denúncia pela internet de que outra pessoa se passava por ela para realizar consultas. Diante da situação, a profissional agendou uma consulta com a falsa médica e acionou a Polícia Civil, que a acompanhou.

Quando Marcela iria utilizar o carimbo com o CRM da verdadeira médica, os policiais realizaram a prisão em flagrante por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica;

A falsa médica foi conduzida para a 3ª Delegacia Seccional da zona Oeste e confessou o crime. O UOL tentou contato com a clínica por e-mail e WhatsApp, mas não obteve retorno.

Marcela afirmou que usava o CRM da verdadeira profissional, pois estava na metade do curso de medicina e, por isso não via problemas em utilizar o registro profissional da médica.

O UOL solicitou informações da ocorrência para a SSP (Secretaria de Segurança Pública), mas não houve retorno até a publicação. A defesa da falsa médica também não foi localizada. O espaço está aberto em caso de manifestação.

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) não informou sobre a especialidade da médica que teve o CRM usado, e disse apenas que "o exercício ilegal da medicina é um caso de polícia". O Conselho também ressaltou que possui um Guia Médico em seu site, no qual pacientes podem checar se o profissional que faz o atendimento é médico e se possui o registro regular no conselho.