SP: Tremor de 4 graus de magnitude é sentido no litoral e Vale do Ribeira
Moradores do litoral e da região do Vale do Ribeira, em São Paulo, sentiram um tremor de terra na manhã de hoje.
O que aconteceu?
O tremor de 4.0 graus de magnitude teve epicentro entre as cidades de Miracatu, Iguape e Itariri, no Vale do Ribeira, às 8h22 segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo;
Moradores da região receberam aviso sobre o abalo sísmico no celular e compartilharam relatos sobre os tremores nas redes sociais;
Não há registro de pessoas feridas. Ao UOL, a prefeitura Miracatu confirmou o registro de um "tremor de alguns segundos" na região. A Defesa Civil faz vistorias em imóveis locais;
Abalos sísmicos dessa proporção não causam preocupação e podem causar efeitos como pequenas trincas em rebocos, quedas de telhas e danos em casas de baixa qualidade, segundo a USP;
Municípios mais distantes do epicentro, como Peruíbe, também sentiram o tremor. Segundo o Centro de Sismologia da USP, em Sorocaba e até mesmo em parte da cidade de São Paulo o tremor foi sentido de forma leve.
Não se sabe ainda por que esta região do estado de São Paulo tem relativamente maior atividade sísmica do que outras. Mas, uma hipótese possível é que nesta região a placa da América do Sul é mais fina, resultando em maior concentração de pressões geológicas na crosta superior."
Centro de Sismologia da USP, em nota
Moradora de Peruíbe: "Pensei que tinha explodido alguma coisa"
A consultora de viagens Viviane Busch, de 56 anos, mora em Peruíbe e estava dormindo quando os tremores começaram.
Não foi um tremor normal. Eu estava no meu quarto e a cama tremeu demais. As janelas, que são de alumínio, também tremeram e fizeram barulho.
Viviane Busch
Alertas chegaram em celulares com Android. Segundo Viviane, ela não recebeu notificações em seu celular, um iPhone. O filho, no entanto, recebeu alertas em um aparelho com sistema Android - relatos nas redes sociais mostraram o alerta automático emitido para o tremor.
Achei que era uma máquina, uma coisa passando na rua. Pensei que ou tinha explodido alguma coisa, ou tinha caído um avião, foi muito forte.
Viviane Busch
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.