Topo

Esse conteúdo é antigo

Braskem toca alarme de evacuação por engano e causa pânico em Maceió

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

05/07/2023 13h47Atualizada em 05/07/2023 14h59

A petroquímica da Braskem em Maceió (AL) tocou um alarme de evacuação por engano na manhã de hoje (5), deixando os moradores dos bairros Pontal da Barra e Trapiche desesperados.

O que aconteceu:

O aviso sonoro falava em vazamento químico e pedia para os moradores deixarem a região.

A Braskem afirmou, por meio de nota, que ocorreu uma falha técnica de comunicação no teste de alarme que é efetuado toda quarta-feira, às 10h.

Após o erro, foi emitido um novo aviso sonoro informando que a petroquímica operava normalmente. Porém, Adriana Gomes, moradora do bairro Pontal da Barra, disse ao UOL que o novo alarme só foi tocado quase uma hora depois do primeiro.

"Todo mundo se desesperou, começou a sair de casa. Foi uma loucura. Muita gente passando mal", disse Adriana.

A empresa também entrou em contato diretamente com os moradores por meio de grupos no Whatsapp para emergências locais. Também foram acionadas lideranças comunitárias e o Conselho Comunitário Consultivo.

Em vídeos nas redes sociais e compartilhados entre os moradores é possível ver um carro do Corpo de Bombeiros e outro da Defesa Civil na região. A moradora de Pontal reclamou que não chegaram ambulâncias e os moradores não receberam atendimento de saúde da empresa.

As imagens mostram moradores no chão, passando mal após o susto, e aglomerados em uma quadra na região.

A assessoria de comunicação da Braskem disse que as ambulâncias não foram acionadas pela Defesa Civil, já que foi identificado que o alarme havia tocado por engano. A empresa não soube informar quem acionou os bombeiros e diz que "segue monitorando a situação e está em constante contato com a comunidade para tomar as medidas necessárias".

No comunicado, a Braskem também afirma que iniciou uma investigação sobre a falha e manterá a comunidade informada. "A empresa reafirma seu compromisso com a segurança das pessoas e comunidades no entorno das suas operações".