Esse conteúdo é antigo

Ciclone no Sul: Inmet declara alerta vermelho, de alto perigo, em SC e RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aumentou o nível de alerta, de laranja para vermelho, para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, indicando status de "muito perigo".

O que aconteceu:

Os alertas são para vendaval e tempestade, com previsão de ventos perto de 100 km/h. Há a notificação laranja, de perigo, para tempestade em outras áreas dos dois estados e também no Paraná.

"Entre sexta e sábado, esses ventos vão perder a intensidade, mas ainda serão muito fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina", alertou Márcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet.

A Defesa Civil do RS avisou para "instabilidades avançando para a faixa Leste, parte da Campanha, Serra, Vales e Sul gaúcho com risco de temporais isolados", além de "chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 100 km/h e eventual queda de granizo".

Projeção do Windy mostra chegada de ciclone na região Sul

Em caso de perigo, a Defesa pede que os cidadãos liguem para o 190 ou 193. "Se está em local seguro, permaneça. Se está em local de risco, procure as prefeituras sobre abrigos", avisou o coronel Marcus Gonçalves Oliveira, subchefe da instituição.

Gabriel Souza, governador em exercício no RS, determinou que as aulas da rede estadual sejam suspensas amanhã devido aos alertas de perigo.

Continua após a publicidade

Já a Defesa Civil de Santa Catarina previu frente fria e chuva intensa do "meio oeste ao litoral, podendo vir na forma de temporais" com potencial para se tornarem "severos", com raios, rajadas de ventos e granizo.

A corporação também avisou para baixas temperaturas no estado amanhã, com variação entre 8º e 11°C no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos e entre 6°C e 9°C nas áreas litorâneas, no Baixo e no Médio Vale do Itajaí".

"Os ventos causados por um ciclone extratropical deixam a sensação térmica ainda mais baixa", diz o aviso.

O que é um ciclone extratropical?

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um ciclone é um sistema que tem baixa pressão atmosférica em seu centro, com os ventos soprando para dentro. No Hemisfério Sul, o vento gira no sentido horário.

Continua após a publicidade

Um ciclone extratropical é encontrado nas médias e altas latitudes e está associado a frentes frias. Sua formação é comum no Oceano Atlântico, principalmente perto do polo sul. O formato em espiral, em que o centro tem baixa temperatura, favorece a formação de chuvas e ventos fortes.

Quanto mais perto da costa um ciclone é formado, maiores são os efeitos sentidos pelas pessoas no continente. Os ciclones extratropicais que afetam o Brasil se formam principalmente na região entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai.

Deixe seu comentário

Só para assinantes