Conteúdo publicado há 8 meses

Garimpeiro morre baleado em fiscalização no PA; Ibama diz ter sido atacado

Um garimpeiro morreu nesta sexta-feira (25) durante uma fiscalização realizada pelo Ibama em uma região conhecida como "Canta Galo", no Alto Tapajós, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará.

O que aconteceu:

O homem foi baleado por um agente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo o Ibama, o homem estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais, que revidaram.

O garimpeiro chegou a ser socorrido e levado de helicóptero para Itaituba. Os Bombeiros foram acionados para realizar o atendimento na chegada ao aeroporto municipal, mas a vítima já estava morta.

Um inquérito para apurar o conflito que resultou na morte do garimpeiro foi aberto, disse, em nota, a Polícia Federal.

A operação do Ibama

Em nota, o Ibama informa que a região do Tapajós, que compreende os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, concentra a maior quantidade de alertas de garimpo no país, principalmente em Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

Segundo o órgão, a operação foi iniciada em 10 de agosto. "Desde então, houve queda de cerca de 90% dos alertas de garimpo na região", afirmou o instituto.

Balanço feito pelo Ibama indica que foram destruídos 62 escavadeiras hidráulicas, 66 dragas, 89 motores, cinco motos, quatro caminhonetes, duas carretas-tanque, um tanque-aéreo, um barco-tanque, um caminhão e 61 mil litros de diesel. Além disso, os agentes desmobilizaram 29 acampamentos de apoio ao garimpo ilegal.

Deixe seu comentário

Só para assinantes