Feriado de 20 de novembro: veja quais estados celebram a Consciência Negra

Nesta quarta-feira (13), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado em todos os 645 municípios do estado de São Paulo.

Com a mudança, o estado paulista entra agora para a lista junto com outras cinco unidades federativas que celebram a data como feriado estadual.

Estados que celebram a Consciência Negra

O dia 20 de novembro é feriado nos seguintes estados:

  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo

Além desses estados, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Tocantins têm ao menos uma cidade onde o Dia da Consciência Negra é feriado municipal.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Há mais de três décadas, o poeta gaúcho Oliveira Silveira propôs a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, argumentando que essa data era mais significativa para a comunidade negra no Brasil do que o 13 de maio.

Silveira, em um de seus poemas, descreveu o 13 de maio como uma "traição, liberdade sem asas e fome sem pão", fazendo referência à lei que libertou os escravizados, mas não lhes proporcionou meios para uma vida digna.

Em 2003, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal estabelecendo o Dia Nacional da Consciência Negra, que também tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O objetivo é educar os alunos em todo o país sobre a história dos povos africanos, a luta dos negros no Brasil e a influência da cultura negra na formação da sociedade nacional.

Continua após a publicidade

O dia 20 de novembro coincide com o aniversário da morte de Zumbi, o renomado líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos.

Zumbi é considerado um símbolo da resistência contra a escravidão, motivo pelo qual as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil escolheram essa data para preservar a memória desse importante personagem histórico e destacar sua relevância na luta pela emancipação dos escravizados.

Data pode virar feriado nacional

O Congresso Nacional também debate tornar o dia 20 de novembro feriado nacional. No ano passado, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) apresentou um projeto de lei que transforma a data em feriado em todo o país. Aprovada pelo Senado, a proposta agora aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes