Esse conteúdo é antigo

Vazamento de produto químico provoca fumaça laranja em Barueri (SP)

Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para conter um vazamento de produto químico que provocou o surgimento de uma fumaça laranja em Barueri, na Grande SP, no início da tarde desta sexta-feira (29).

O que se sabe:

A Prefeitura de Barueri, por meio da Defesa Civil, informou que a ocorrência foi registrada no endereço onde está situada a empresa Química Moderna, no Jardim Regina Alice.

Uma carga de ácido nítrico, em seu processo de descarga, escapou para o meio externo, provocando seu vazamento com a produção da nuvem amarelada. Em um segundo momento, ocorreu um incêndio nos pneus da carreta que transportava o produto.

Há registro de uma pessoa ferida por queimaduras após o contato com o produto. Segundo a Defesa Civil, ela foi socorrida antes da chegada das equipes de emergência. Por enquanto, não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

A equipe realizou a evacuação preventiva dos alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Benedito Venâncio, que fica na rua Vereador José Vieira, 116, no Jardim Regina Alice. Todos foram encaminhados ao auditório da Secretaria de Educação e estão em segurança. Até o momento, não houve necessidade de solicitar a retirada de vizinhos, mas as equipes que atendem a ocorrência estão monitorando a evolução do vazamento.
Defesa Civil, em nota

O UOL tenta contato com a empresa Química Moderna. Se houver retorno, o texto será atualizado. O espaço segue aberto para manifestação.

Risco do contato com ácido nítrico

O ácido nítrico é tóxico e muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Os fumos e vapores de ácido nítrico podem se constituir numa mistura de óxidos de nitrogênio, quando reagindo com materiais metálicos ou compostos orgânicos, segundo informa a Usiquímica, em uma (Fispq) Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos publicada no site da Universidade Federal de Minas Gerais.

Os óxidos de nitrogênio, quando aspirados em maiores concentrações, causam dificuldade respiratória, pneumonite, edema agudo de pulmão e perda da consciência, podendo levar à morte, diz o documento.

Continua após a publicidade

A inalação de vapores de ácido nítrico produz irritação das vias aéreas superiores, causando espirros, tosse, dor no tórax, dificuldade respiratória, salivação e tontura, podendo evoluir para edema pulmonar e morte.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do informado anteriormente nesta matéria, a Usiquímica não é fabricante de ácido nítrico, mas distribuidora deste ácido. A informação já foi corrigida.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.