Greve no Metrô SP continua amanhã (4/10)? O que se sabe da paralisação
Do UOL, em São Paulo
03/10/2023 14h57Atualizada em 03/10/2023 22h16
A greve conjunta envolvendo metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp em São Paulo foi programada inicialmente para durar 24 horas, com expectativa de retorno dos serviços de metrô e CPTM às 23h59.
Em assembleia realizada na noite de hoje, o Sindicato dos Metroviários confirmou que amanhã (4) os serviços voltam ao normal.
As estações da CPTM voltarão a funcionar às 4h e as do Metrô às 4h40 desta quarta-feira (4), informou o governo de São Paulo. As linhas seguem fechadas na noite de hoje.
O que se sabe até agora
Os funcionários da CPTM e da Sabesp não planejam participar da assembleia e mantiveram a intenção de limitar a paralisação a 24 horas.
A maioria dos metroviários decidiu pelo encerramento da greve e por não realizarem uma nova assembleia na semana que vem —que poderia gerar outra paralisação, também com a temática anti-privatização.
Linhas afetadas no metrô
Atualmente, as seguintes linhas do metrô estão fechadas:
- Linha 1- Azul
- Linha 2- Verde
- Linha 3- Vermelha
- Linha 15- Prata
Situação das linhas da CPTM
A operação dos trens metropolitanos ocorre de forma parcial. De acordo com o governo do estado de São Paulo, as linhas funcionam da seguinte forma, com transferências abertas:
- Linha 7- Rubi: De Caieiras a Luz
- Linha 10- Turquesa: Fechada
- Linha 9 - Esmeralda: Operando entre o Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré, com ônibus PAESE entre Morumbi e Pinheiros.
- Linha 11-Coral: De Guaianases a Luz
- Linha 12- Safira: Fechada
- Linha 13- Jade: Fechada
Linhas em funcionamento
As linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, juntamente com a linha 8-Diamante da CPTM estão circulando normalmente na manhã de hoje, segundo informações da ViaQuatro e da ViaMobilidade, operadoras das linhas privadas.
A linha 9 - Esmeralda, que também é operada pela ViaMobilidade, começou o dia com operação normal, mas está com circulação parcial desde a tarde de hoje devido a uma falha no sistema elétrico. Ela está operando entre o Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré, com ônibus PAESE entre Morumbi e Pinheiros.
As linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM têm operação parcial, com trajetos da Luz até Caieiras e da Luz até Guaianases, respectivamente.
Transporte por ônibus e rodízio
Os ônibus na capital paulista estão operando normalmente com 100% de sua capacidade, de acordo com a SPTrans.
O rodízio de carros está suspenso durante todo o dia, exceto para veículos pesados, como caminhões.
Outros serviços
O Poupatempo funcionou sem interrupções, com todos os serviços mantidos, segundo informações do governo.
Em relação às escolas, as aulas na rede estadual foram suspensas, e as provas foram remarcadas. Nas escolas municipais, o funcionamento permaneceu normal.
Reivindicações
As categorias em greve protestam contra o plano de privatizações das linhas metroferroviárias e da estatal de saneamento, uma das principais promessas de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A Justiça determinou que o metrô e a CPTM operassem com 100% de sua capacidade durante os horários de pico, o que levou o sindicato dos metroviários a prometer recurso contra a decisão, considerando-a um "ataque ao direito constitucional de greve".
Narciso Soares, vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, defendeu a realização de um plebiscito sobre a privatização do Metrô, da CPTM e da Sabesp em entrevista ao UOL News.